Brasil

Ex-marqueteiro de Marina Silva comandará campanha de Doria

Lula Guimarães será responsável pela comunicação do empresário João Dória, pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo


	João Dória: empresário contrata Lula Guimarães para cuidar de sua comunicação durante corrida pela Prefeitura de São Paulo
 (Raul Júnior)

João Dória: empresário contrata Lula Guimarães para cuidar de sua comunicação durante corrida pela Prefeitura de São Paulo (Raul Júnior)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2016 às 21h03.

São Paulo - Marqueteiro de Marina Silva na eleição presidencial de 2014, o publicitário Lula Guimarães comandará a comunicação do empresário João Doria, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, na eleição municipal deste ano.

A acordo, segundo antecipou a coluna Radar, da revista Veja, foi fechado nesta segunda-feira, 20. A primeira opção de Doria era o publicitário André Gomes, que é genro do marqueteiro Nelson Biondi, mas o orçamento apresentado por ele foi considerado alto demais.

Com as novas regras, que impedem doações de pessoas jurídicas, e a repercussão negativa da Operação Lava Jato, a previsão em 2016 é de uma campanha política com poucos recursos. Isso afugentou as grandes estrelas do mercado publicitário e abriu espaço para uma nova geração de marqueteiros dispostos a trabalhar mais e receber menos do que em disputas anteriores.

Publicitários de renome como Nelson Biondi, Duda Mendonça e Luís Gonzalez optaram por ficar fora das eleições municipais deste ano.

O marqueteiro João Santana, que liderou as últimas campanhas presidenciais petistas, e sua mulher Mônica Moura, foram atingidos pela 23.ª fase da Operação Lava Jato e cumprem prisão preventiva.

Sem o financiamento empresarial, a "tábua de salvação" dos candidatos passou a ser o Fundo Partidário. O problema é que, mesmo "turbinado" com forte injeção de recursos públicos nos últimos dois anos, o fundo será insuficiente para bancar o nível de gastos observado nas eleições passadas.

Acompanhe tudo sobre:Celebridadescidades-brasileirasMarina SilvaMetrópoles globaisOperação Lava JatoOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeiturasPSDBSão Paulo capital

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia