Brasil

Ex-diretora de banco tem 5 dias para pagar fiança

Se Maria Luísa Garcia de Mendonça não acatar a ordem, poderá ter a prisão decretada


	O juiz Márcio Ferro Catapani advertiu que poderá "reanalisar o pedido de prisão preventiva" formulado pela Polícia Federal
 (Reuters/Ricardo Moraes)

O juiz Márcio Ferro Catapani advertiu que poderá "reanalisar o pedido de prisão preventiva" formulado pela Polícia Federal (Reuters/Ricardo Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2012 às 09h42.

São Paulo - A Justiça Federal deu prazo de cinco dias para Maria Luísa Garcia de Mendonça, ex-diretora de contadoria do Banco Cruzeiro do Sul, depositar R$ 1 milhão em conta judicial a título de fiança. Se ela não acatar a ordem, poderá ter a prisão decretada.

Em decisão tomada no último dia 6, o juiz Márcio Ferro Catapani, da 2.ª Vara Criminal Federal em São Paulo, advertiu que poderá "reanalisar o pedido de prisão preventiva" formulado pela Polícia Federal.

Catapani rejeitou pedido de reconsideração da fiança de R$ 1,8 milhão imposta a Horácio Martinho Lima, ex-superintendente de operações e contratos de empréstimos consignados do banco.

"Em razão da magnitude da lesão causada e do proveito em tese auferido pelo agente (Horácio Lima) entendo que o valor fixado encontra-se dentro da razoabilidade", destacou o juiz. "Há notícia de que (Lima) tenha havido ganho muito superior àquele noticiado inicialmente."

Ao pedir a reconsideração, a defesa de Lima alegou que ele está com todos os bens indisponíveis, por ordem do próprio Catapani, e não teria como levantar o valor determinado.

O juiz concordou com substituição por hipoteca de bem imóvel, mas mandou intimar a defesa para que informe o porcentual de cada proprietário sobre a casa "bem como a idade dos filhos que compartilham da propriedade do referido bem".

"Acho o valor excessivo para uma pessoa que tem o patrimônio bloqueado, mas vamos cumprir o que o juiz determinou", disse o criminalista Celso Vilardi, que defende Lima.

Acompanhe tudo sobre:Banco Cruzeiro do SulBancosBancos quebradosEmpresasFinançasJustiça

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP