Brasil

Ex-assessor do PP é condenado a mais de sete anos de prisão

Os ministros atenuaram as punições para o réu sob a alegação de que ele cumpria ordens do chefe

Os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski: a maioria dos ministros optou por punição de um ano e seis meses de prisão, abaixo do limite mínimo de dois anos (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski: a maioria dos ministros optou por punição de um ano e seis meses de prisão, abaixo do limite mínimo de dois anos (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 17h19.

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou hoje (21) o ex-assessor do PP João Cláudio Genu à pena de sete anos e três meses de prisão, além de multa. Caso confirmada, a pena deverá ser cumprida em regime semiaberto, porque ficou abaixo de oito anos.

Genu foi condenado por ter repassado valores para parlamentares do PP. Os ministros atenuaram as punições para o réu sob a alegação de que ele cumpria ordens do chefe, o deputado federal José Janene, que morreu em 2010.

O ex-assessor do PP foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção, mas no último delito, a pena ficou prescrita. A maioria dos ministros optou por punição de um ano e seis meses de prisão, abaixo do limite mínimo de dois anos. Não ficou claro se a multa persistirá mesmo com a prescrição da pena privativa de liberdade para corrupção.

Quanto ao crime de formação de quadrilha, a sugestão de Barbosa também levaria a pena a ser anulada, mas a maioria dos ministros decidiu fixar em dois anos e três meses. O crime de lavagem de dinheiro teve condenação, por maioria de votos, de cinco anos de prisão e 200 dias-multa de dez salários mínimos cada.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesMensalãoPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump