Brasil

Eunício defende que Câmara vote projeto que criou fundo eleitoral

O senador argumentou, após reunião com Rodrigo Maia, que já não há mais tempo hábil para a votação de outro texto sobre o mesmo tema

Eunício Oliveira: "Não há mais tempo hábil para que a Câmara mude e devolva essa mudança para o Senado aprovar" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Eunício Oliveira: "Não há mais tempo hábil para que a Câmara mude e devolva essa mudança para o Senado aprovar" (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de outubro de 2017 às 18h05.

Brasília - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), defendeu nesta segunda-feira que a Câmara vote o texto produzido pelos senadores para criar um fundo de financiamento eleitoral, com o compromisso de pedir o veto presidencial aos pontos que desagradam os deputados.

O senador argumentou ainda, após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já não há mais tempo hábil para a votação de outro texto sobre o mesmo tema, de autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP).

"Não há mais tempo hábil para que a Câmara mude e devolva essa mudança para o Senado aprovar", disse, referindo-se a dispositivo que vem enfrentando grande resistência por parte de deputados ao impedir que recursos do fundo partidário sejam utilizados para campanhas de eleições de deputados e vereadores.

"Nos comprometemos de falar inclusive com o presidente da República", afirmou, acrescentando que para fechar o acordo ainda faltava concluir um "entendimento" com o PR.

Segundo o presidente do Senado, haveria ainda uma reunião com Cândido para decidir como proceder com o texto preparado pelo deputado.

Na última semana, o relator já havia adiantado que trabalhava em um texto que incluiria a ideia do Senado de utilizar verbas das emendas de bancada. Apontaria ainda outras fontes para o fundo eleitoral, como parte dos recursos destinados a fundações ou institutos de educação política e medidas de economia no Legislativo, além de deixar aberta a possibilidade de o fundo partidário irrigar o fundo de financiamento de todas as campanhas.

Sessão convocada para as 17h desta segunda-feira tem como primeiro item o projeto relatado por Cândido, mas o que vai definir que projeto será votado --e quando-- são as negociações e tentativas de acordo entre os parlamentares.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosSenadoRodrigo MaiaEleições 2018Eunício Oliveira

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso