Brasil

"Eu sou feliz sendo prostituta", diz campanha do governo

Campanha do Ministério da Saúde foi veiculada nas redes sociais; objetivo é se opor ao estigma "da prostituição associada à infecção pelo HIV"

A polêmica frase em campanha do governo é atribuída à Nilce Machado, moradora de Porto Alegre (Divulgação/Ministério da Saúde)

A polêmica frase em campanha do governo é atribuída à Nilce Machado, moradora de Porto Alegre (Divulgação/Ministério da Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 11h30.

São Paulo – O Ministério da Saúde lançou nas redes sociais uma campanha para celebrar o Dia Internacional das Prostitutas (2 de junho). Entre fotos e vídeos que compõem a iniciativa, uma em especial promete gerar debates. Na imagem divulgada pelo Governo Federal, está escrito: "Eu sou feliz sendo prostituta".

A frase é atribuída à Nilce Machado, identificada como moradora de Porto Alegre. Um texto de divulgação da campanha afirma que "a mobilização vai dar visibilidade a esse público veiculando materiais que se oponham ao estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e aids".

As peças divulgadas pelo órgão foram desenvolvidas durante uma oficina com prostitutas realizada entre 11 e 14 de março em João Pessoa. Segundo a Rede Brasileira de Prostitutas, o dia internacional da categoria relembra manifestações por melhores condições de trabalho realizadas na França em 1975.

Polêmicas

Essa não é a primeira polêmica envolvendo iniciativas do Ministério da Saúde em 2013. Em março, o órgão suspendeu a distribuição de materiais de uma campanha com mensagens anti-homofobia e de incentivo ao uso da camisinha.

O motivo alegado foi o fato das peças não terem sido aprovadas pelo Ministério da Educação e conterem erros de forma e conteúdo. A suspensão da campanha foi criticada por representante das Nações Unidas.

Assista aqui a um dos vídeos da campanha sobre prostituição do Ministério da Saúde:

yt thumbnail

Veja também "Super Mulher", outra peça da iniciativa:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AidsDoençasEpidemiasGovernoInternetMinistério da SaúdeRedes sociaisSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU