Brasil

Estudantes já podem renovar a matrícula no Fies

O aditamento deste semestre foi liberado após a aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que concede crédito suplementar ao MEC

Ensino superior: o Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ensino superior: o Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de outubro de 2016 às 15h38.

O Ministério da Educação (MEC) reabriu o Sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) para renovação das matrículas do segundo semestre deste ano.

A renovação, que geralmente ocorre no início do semestre, estava suspensa, devido a atrasos de pagamento. Os estudantes bebeficiados podem acessar o sistema online e iniciar o processo de aditamento.

O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Todo semestre os estudantes precisam fazer a renovação dos contratos. O aditamento deste semestre foi liberado após a aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que concede crédito suplementar ao MEC.

Com isso, o MEC conseguirá quitar as dívidas relativas aos pagamentos com serviços de administração de contratos prestados por bancos. Com isso, os repasses às instituições privadas de ensino superior poderão ser normalizados.

De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), a medida atinge 1.863.731 alunos de 1.358 instituições particulares de ensino.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorEnemMEC – Ministério da EducaçãoFies

Mais de Brasil

Defesa Civil emite novo alerta severo de baixa umidade do ar em 446 cidades de SP; veja lista

Bolsonaro pede ao STF acesso contínuo da cúpula do PL à prisão domiciliar

Em evento do setor elétrico, Lula convida Trump para conhecer sistema, ao invés de 'ficar brigando'

Lula sanciona lei que promete acelerar revisões e reduzir fila do INSS