Brasil

Estudantes não poderão usar nota do Enem 2020 no Prouni e no Fies

Nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas que viabilizam uma vaga no ensino superior (universidades públicas e privadas)

Enem: decisão do MEC procura adequar o calendário do Prouni e do Fies ao ano letivo das universidades (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Enem: decisão do MEC procura adequar o calendário do Prouni e do Fies ao ano letivo das universidades (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 14h58.

Última atualização em 11 de dezembro de 2020 às 15h07.

Estudantes que fizerem o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão se inscrever na primeira seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As matrículas dos dois programas vão acontecer em janeiro, antes do fim do exame, que terá notas divulgadas em março.

O calendário do Ministério da Educação (MEC), anunciado nesta quinta-feira, 10, traz as datas das inscrições no Prouni, Fies e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) de 2021. De acordo com o cronograma, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro.

Já o SiSU abrirá de 19 a 23 de janeiro. Por fim, o Fies 2021 receberá os interessados entre 26 a 29 de janeiro. Já a prova do Enem será realizada no dia 17 de janeiro, com divulgação dos resultados no dia 29 de março de 2021. A nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas que viabilizam uma vaga no ensino superior (universidades públicas e privadas).

Isso significa que só vai conseguir se inscrever no início de 2020 quem tiver a nota do Enem dos anos anteriores. Os alunos que fizerem a prova pela primeira vez só vão poder contar com os programas para vagas em instituições públicas e privadas no segundo semestre.

A mudança gerou críticas dos estudantes. "O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas", diz nota da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A decisão do MEC procura adequar o calendário do Prouni e do Fies ao ano letivo das universidades. Em razão do adiamento causado pela pandemia, o Enem só vai liberar as notas em março. Especialistas apontam ainda o risco de sobrarem vagas no Prouni no primeiro semestre de 2021.

Confira o calendário do Enem, Prouni e Fies:

- 12 a 15 de janeiro - Inscrição do Prouni

- 17 de janeiro - 1º dia do Enem impresso

- 19 de janeiro - Resultado da 1ª chamada do Prouni

- 24 de janeiro - 2º dia do Enem impresso

- 26 a 29 de janeiro - Inscrição do Fies

- 31 de janeiro - 1º dia do Enem digital

- 1º de fevereiro - Resultado da 2ª chamada do Prouni

- 2 de fevereiro - Resultado do Fies

- 7 de fevereiro - 2º dia do Enem digital

- 18 e 19 de fevereiro - Inscrição na lista de espera do Prouni

- 22 de fevereiro - Resultado da lista de espera do Prouni

- 29 de março - Divulgação das notas da prova do Enem

Acompanhe tudo sobre:EnemEnsino superiorFaculdades e universidadesFiesMEC – Ministério da EducaçãoPandemiaProuniSisu

Mais de Brasil

Qual horário da prova do Enem 2024? Veja quando abrem os portões

Que horas acaba a prova do 2º dia do Enem 2024? Veja o tempo mínimo e máximo de realização do exame

Enem 2024: quem faltou no primeiro dia pode fazer a segunda prova?

Quais as regras para transportar animais no carro? Veja o que diz a lei