Brasil

Estudantes começaram a fazer hoje o Saeb

O exame é composto por três avaliações externas em larga escala e será feito até o próximo dia 21


	Sala de aula: nas escolas públicas, o exame é universal, feito por todos os alunos.
 (Tiago Lubambo/Pick Imagem)

Sala de aula: nas escolas públicas, o exame é universal, feito por todos os alunos. (Tiago Lubambo/Pick Imagem)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 20h14.

Brasília – Pelo menos 7,6 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil começaram, hoje (11), a fazer as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame é composto por três avaliações externas em larga escala e será feito até o próximo dia 21.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados das avaliações oferecem subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas de educação básica. Nas escolas públicas, o exame é universal, feito por todos os alunos.

O Saeb inclui a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, feitas a cada dois anos, além da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana), aplicada pela primeira vez e que terá periodicidade anual.

A Aneb, com provas de leitura e matemática, será feita por 246 mil estudantes do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e privada.

A Prova Brasil, composta por exames de leitura e matemática, será feita por, aproximadamente, 4,7 milhões de estudantes. Participarão escolas com pelo menos 20 estudantes matriculados em turmas do quinto e do nono anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental regular de escolas públicas das zonas urbana e rural. A última aplicação da Prova Brasil ocorreu em novembro de 2011, para 4,2 milhões de estudantes.

A Ana terá provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados em torno de 2,6 milhões de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas das zonas urbana e rural que estejam organizadas no regime de nove anos. O exame será aplicado em todas as turmas regulares e em uma amostra de turmas multisseriadas.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnsino médioEnsino públicoEscolas

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026