Brasil

Estatais pagam 100% de adicional de férias e auxílio funeral de 4 dígitos

Levantamento do Ministério da Economia mostra principais benefícios oferecidos por empresas públicas controladas pelo governo federal

Benefícios pagos por estatais incluem adicional de férias de 100% do salário, mostra estudo do Ministério da Economia (joelfotos/Pixabay/Divulgação)

Benefícios pagos por estatais incluem adicional de férias de 100% do salário, mostra estudo do Ministério da Economia (joelfotos/Pixabay/Divulgação)

CA

Carla Aranha

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 10h44.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2021 às 11h46.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Economia revela que os benefícios pagos a funcionários das estatais controladas pelo governo federal incluem adicional de férias de 100% do salário, auxílio funeral de mais de 8.000 reais e 13 tíquetes alimentação por ano.

Na iniciativa privada, benefícios dessa natureza são mais raros. Pela lei, a gratificação de férias é de um terço do valor do salário.

"O objetivo do estudo é trazer mais transparência para as estatais federais e facilitar a discussão sobre esse universo de empresas", diz Amaro Gomes, secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Economia.

O Relatório de Benefícios das Empresas Estatais Federais mostra que estatais como a Petrobras pagam adicional de férias de 100%, bem acima do valor preconizado pelas regras trabalhistas. 

Na Infraero, em que a remuneração média é de 7.900 reais por mês, os empregados recebem 8.766,25 reais de auxílio funeral pelo falecimento do cônjuge, filhos, enteados ou dos pais.

A Eletrobras, que está na lista de privatizações do governo, o auxílio creche, de 863,83 reais, é pago a empregados com filhos de até seis anos de idade. O vale alimentação, de 1.202 reais, é usufruido 13 vezes por ano.

Outras estatais, como a Embrapa, oferecem um adicional para pais com filhos portadores de deficiências físicas e abono para participação em atividades esportivas promovidas por associações de empregados.

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é ainda mais generosa. Os funcionários têm direito ao auxílio mensal de 305,33 reais por mês sem necessidade de comprovação ou apresentação de recibo de pagamento do curso.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosEletrobrasEmpresas estataisMinistério da EconomiaPrivatização

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades