Florianópolis: os dados coletados serão encaminhados à ONU, que dará encaminhamento ou não ao pedido de separação (Divulgação / Martinho Ghizzo)
Maurício Grego
Publicado em 2 de outubro de 2016 às 08h17.
São Paulo – Moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram neste sábado (1) de uma consulta popular informal referente à separação de seus estados do restante do país.
Com pelo menos 4 mil urnas distribuídas em 1200 pontos de votação, eleitores saíram de suas casas para opinar sobre a formação de uma nova federação na região.
Com voto voluntário, o plebiscito organizado pelo movimento “O Sul é o meu País” foi composto por uma cédula com as opções “sim” ou não”. Os organizadores esperavam a participação de pelo menos 2 milhões de pessoas.
Segundo eles, a consulta foi elaborada de acordo com as imposições da ONU para o reconhecimento de novos povos e nações.
De acordo com informações do portal Terra, os porto-alegrenses que passaram pela urna da chamada Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, eram majoritariamente favoráveis à separação.
O resultado da votação, que começou às 8h de ontem e foi até o fim da tarde, deve ser divulgado até quarta-feira (5). Os dados coletados serão encaminhados à ONU, que dará encaminhamento ou não ao pedido de separação.