Brasil

Estado não assumirá Hospital Universitário, diz Alckmin

O governador foi alvo de um protesto de funcionários do HU


	Hospital Universitário: para Alckmin, a responsabilidade é da USP
 (Wikimedia Commons)

Hospital Universitário: para Alckmin, a responsabilidade é da USP (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 13h48.

São Paulo - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi alvo de um protesto de funcionários do Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP) em visita que fez nesta quinta-feira, 11, ao antigo Hospital Pan-Americano na zona oeste da capital paulista.

Os funcionários cobraram o governador sobre uma posição quanto à desvinculação do HU da administração da USP. O governador se comprometeu a defender a causa deles, que é manter o HU aos cuidados da USP.

"A Universidade de São Paulo - não nós - foi quem levantou a hipótese de passar o hospital para a Secretaria de Saúde", disse o governador, após ouvir as queixas dos funcionários durante entrevista coletiva.

"Nós não temos nenhuma posição favorável a isso", afirmou Alckmin. "A iniciativa foi do reitor (Marco Antonio Zago). Nós não temos nenhum interesse que passem o Hospital Universitário para nós (Estado)." Ao se comprometer com os funcionários, o governador foi aplaudido.

O secretário de Saúde, David Uip, disse que o Estado não interfere nas decisões do Conselho Universitário da USP. "Esse conselho vai decidir o que a universidade quer. A decisão do governador é uma decisão tomada", disse Uip.

"Esse assunto não é pertinente, não é agora e não é conosco. Esse assunto é próprio da USP. Nós não temos nada a ver com isso."

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnsino superiorFaculdades e universidadesGeraldo AlckminGovernadoresMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSão Paulo capitalUSP

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações