Brasil

Estado do Rio vai transferir às prefeituras decisão sobre uso de máscaras

Por enquanto, uma regra estadual torna obrigatório o uso de máscara em locais fechados, como medida de prevenção e combate à pandemia de covid-19

 (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

(Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de março de 2022 às 17h02.

O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai publicar ainda nesta quinta-feira, 3, um decreto autorizando a prefeitura de cada um dos 92 municípios fluminenses a flexibilizar o uso de máscaras em locais fechados. Por enquanto, uma regra estadual torna obrigatório o uso de máscara nesses lugares, como medida de prevenção e combate à pandemia de covid-19. A partir da publicação do decreto, cada prefeitura poderá decidir se o uso de máscaras seguirá obrigatório ou não. A prefeitura da capital cogita flexibilizar o uso das máscaras já a partir da próxima segunda-feira, 7.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Segundo o governo do Estado, a medida se justifica diante do "cenário heterogêneo" da pandemia no Estado do Rio. "Em função da alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença e outros ainda saindo da quarta onda da covid-19 provocada pela variante Ômicron, caberá aos gestores municipais a decisão de liberar ou não o uso de equipamento de proteção individual", diz nota do governo.

"Independentemente da decisão tomada por cada secretaria municipal, as pessoas que desejarem continuar usando máscara em locais fechados ou abertos podem assim fazê-lo. Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento", afirmou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar