Brasil

Estado de SP antecipa vacinação de crianças de 5 a 8 anos; veja datas

O estado já distribuiu todas as doses previstas de Coronavac e de Pfizer infantil de primeira dose aos municípios

Vacinação de crianças contra a covid-19. (Estado de São Paulo/Flickr)

Vacinação de crianças contra a covid-19. (Estado de São Paulo/Flickr)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 17h28.

Última atualização em 28 de janeiro de 2022 às 17h51.

O estado de São Paulo decidiu antecipar o início da última fase da aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças. Desde esta sexta-feira, 28, a faixa etária entre 5 e 8 anos já pode se dirigir aos postos de vacinação nos 645 municípios. Antes, a previsão era começar somente na segunda-feira, 31. A capital paulista já tinha iniciado a imunização deste grupo no começo da semana.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, já foram imunizadas 875.042 crianças entre 5 e 11 anos em São Paulo. A meta é vacinar, com pelo menos a primeira dose, todas as crianças até a segunda semana de fevereiro. O estado já distribuiu todas as doses previstas de Coronavac e de Pfizer infantil aos municípios.

“A medida vai permitir que os municípios acelerem a vacinação das crianças, fundamental neste momento de grande circulação da variante ômicron. Mais de 2 milhões de crianças se beneficiam com o novo calendário em todo o estado de SP. Cada dia é fundamental para a proteção das crianças”, destaca Regiane de Paula, coordenadora do PEI.

A orientação é para que os pais e responsáveis fiquem atentos à segunda dose. No caso da vacina feita pelo Instituto Butantan, o intervalo é de 28 dias. Já o imunizante da Pfizer é de 21 dias.

Datas

  • Crianças com 5 anos - aplicação da vacina da pediátrica Pfizer a partir do dia 28 de janeiro
  • Crianças entre 5 e 8 anos - aplicação da vacina pediátrica da Pfizer ou Coronavac a partir do dia 28 de janeiro
  • Crianças imunossuprimidas só podem receber o imunizante da Pfizer
  • Crianças e adolescentes com 9 anos ou mais já recebem a vacina

Como saber o tamanho da fila na cidade de São Paulo

Para facilitar e agilizar o tempo de vacinação contra a covid-19, a prefeitura de São Paulo criou um serviço online que monitora como está o tamanho da fila em todos os postos da capital paulista. O "filômetro" pode ser acessado por meio do site.

Para conferir como está a situação da fila no posto onde deseja ir, basta acessar o site De Olho na Fila. Os locais estão divididos em ‘Posto-Volante’, ‘Drive-Thru e Mega Posto’. Há ainda uma outra categoria que classifica as unidades por regiões: centro, leste, norte, oeste e sul.

Ao selecionar o posto de vacinação, há uma indicação por cor de como está a situação. Verde significa sem filas; amarelo é uma fila pequena; laranja é quando está média; vermelho é sinônimo de fila grande; e cinza é de locais sem dados disponíveis.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:CriançasPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas