Brasil

Estado de São Paulo proíbe venda de álcool a menores

Medida estabelece fiscalizações contra o comércio e punições para quem não cumprir a regra

Bebidas alcóolicas só para maiores em São Paulo (Arquivo/Getty Images)

Bebidas alcóolicas só para maiores em São Paulo (Arquivo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2011 às 18h02.

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou hoje a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos em todo o Estado. O projeto havia sido aprovado ontem pela Assembleia Legislativa. A nova lei proíbe a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica no Estado, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 anos de idade. Os estabelecimentos comerciais fornecedores de produtos ou serviços, e seus responsáveis, que não cumprirem a lei, estão sujeitos à multa de até R$ 87,2 mil, interdição por 30 dias e até a cassação da inscrição no ICMS.

O projeto, de iniciativa do governador, institui mecanismos de fiscalização e controle para cumprimento integral da proibição que consta do Estatuto da Criança e do Adolescente, de oferecer a criança ou adolescente produto que possa causar dependência física ou psíquica, como é o caso das bebidas alcoólicas.

Segundo o governo, também serão desenvolvidas ações para tratamento, educação e fiscalização do consumo indevido de álcool por adolescentes nos estabelecimentos comerciais do Estado. Serão abertas clínicas de tratamento, com mais leitos para dependentes e ações específicas nas escolas, além de intensificação das blitze da polícia para flagrar e punir motoristas alcoolizados. Todas as ações fazem parte do plano de combate ao álcool na infância e adolescência lançado pelo governador Geraldo Alckmin em agosto.

Acompanhe tudo sobre:Álcool combustívelAlcoolismocidades-brasileirasDoençasMetrópoles globaisRegulamentaçãosao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP