Brasil

Estádio Mané Garrincha se prepara para receber segundo teste

Neste segundo evento preparatório - o primeiro foi a final do Campeonato Brasiliense - o estádio vai operar com a capacidade total de 71 mil pessoas


	Estádio Mané Garrincha, em Brasília: com o público triplicado em relação ao primeiro teste, haverá grande mobilização de forças policiais.
 (Marcello Casal Jr./ABr)

Estádio Mané Garrincha, em Brasília: com o público triplicado em relação ao primeiro teste, haverá grande mobilização de forças policiais. (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha se prepara para receber o segundo jogo teste antes da abertura oficial da Copa das Confederações, que ocorre no dia 15 de junho. No domingo (26), a arena será palco da partida Santos x Flamengo, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro 2013. O jogo está marcado para as 16h.

Neste segundo evento preparatório - o primeiro foi a final do Campeonato Brasiliense no último sábado (18) - o estádio vai operar com a capacidade total de 71 mil pessoas. Ao todo, 69,2 mil ingressos foram colocados à venda. Segundo balanço do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, no primeiro evento, com apenas 30% da lotação máxima, o estádio “foi aprovado”.

O COL testará nove áreas operacionais durante a partida. Serão avaliados os serviços de limpeza e resíduos, transporte, competições, serviços médicos, serviços ao espectador, tecnologia, segurança, voluntários e de imprensa.

Com o público triplicado em relação ao primeiro teste, haverá grande mobilização de forças policiais. Dentro do estádio estarão 1,5 mil seguranças particulares. Eles serão responsáveis por orientar e controlar o público. A aréa externa será monitorada pelos órgãos de segurança.

Ao todo, 1.512 homens da Polícia Militar (PM) vão atuar nas proximidades e mais 620 dentro da arena. O efetivo contará com 696 viaturas. A PM terá ainda cerca de 200 bases de apoio. O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 214 militares. A corporação contará com 32 viaturas no total. A Polícia Civil terá uma delegacia instalada no subsolo do estádio para o registro de ocorrências.


Assim como ocorreu no jogo inaugural entre o Brasília e o Brasiliense, o Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal vai bloquear o tráfego de carros particulares em um raio de 3 quilômetros. As vias próximas à arena terão acesso limitado das 10h às 21h no dia da partida.

Em nota, o COL informou que a medida é “uma exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para proporcionar mais segurança aos pedestres e evitar congestionamentos nas proximidades durante os grandes eventos”.

Quem for de carro, deve utilizar os estacionamentos do Parque da Cidade, da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, do Setor Comercial Sul e Norte e do Setor de Rádio e TV Sul e Norte.

Segundo balanço do governo do Distrito Federal, 97% das obras do estádio estão concluídas. A Seleção Brasileira enfrentará o Japão na estreia da Copa das Confederações de 2013, no dia 15 de junho, em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Copa das ConfederaçõesEsportesEstádiosFutebol

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'