Brasil

Esquadrilha da Fumaça comemora 60 anos com apresentação

Brasilenses também assistiram à cerimônia mensal da troca da Bandeira Nacional

Aviões da Esquadrilha da Fumaça: comemoração de aniversário teve apresentação em Brasília (Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Aviões da Esquadrilha da Fumaça: comemoração de aniversário teve apresentação em Brasília (Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2012 às 14h44.

Brasília - A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorou hoje (1º) os 60 anos de sua criação, com demonstrações acrobáticas na capital federal ao público concentrado na Praça dos Três Poderes. Os brasilenses assistiram antes à cerimônia mensal da troca da Bandeira Nacional, em frente ao Palácio do Planalto. Sete aeronaves T-27, fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), executaram 55 manobras acrobáticas, de forma isolada e em conjunto, fazendo desenhos de fumaça no céu de Brasília.

Muitas das manobras bateram recordes mundiais. Em 2006, os T-27 quebraram recorde ao executar manobras conjuntas com 12 aeronaves – limite superior ao de 2002, quando houve a participação de 11 aviões –, como destaca o capitão João Pivovar, piloto da esquadrilha. Segundo ele, a FAB recebe cerca de 1,2 mil pedidos de demonstrações por ano, mas só consegue cumprir 10% desse total, pois os aviões são usados também na defesa aérea, quando não estão em manutenção na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo.

“O tempo de treinamento na esquadrilha varia de um a quatro anos e, todo ano, são trocados três dos 13 pilotos. Eu mesmo treinei 15 anos na Força Aérea antes de ingressar na esquadrilha”, destacou o piloto.

A Esquadrilha da Fumaça foi formada em 1983 e fez a primeira demonstração no dia 14 de maio de 1952. Em maio, ocorreu a comemoração dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga, que contou com a presença de 80 mil pessoas na Academia da Força Aérea. O grupo que se apresentou em Brasília saiu de Pirassununga na sexta-feira e fez ontem (30) uma apresentação na cidade turística de Caldas Novas, em Goiás.

Acompanhe tudo sobre:AeronáuticaBrasíliacidades-brasileiras

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”