Brasil

Espero que não, diz Bretas sobre suposto abafa à Lava Jato do Rio

O magistrado esteve em Curitiba para a pré-estreia do filme "Polícia Federal - A Lei É Para Todos"

Bretas: magistrado teve decisões reformadas pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, na Operação Ponto Final (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Bretas: magistrado teve decisões reformadas pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, na Operação Ponto Final (Fernando Frazão/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 11h42.

Curitiba - O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, afirmou nesta segunda-feira, 28, após ser questionado se a Operação Lava Jato no Estado estaria sendo sufocada, "esperar que não". O magistrado esteve em Curitiba para a pré-estreia do filme "Polícia Federal - A Lei É Para Todos".

O magistrado teve decisões reformadas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, na Operação Ponto Final - desdobramento da Lava Jato que investiga corrupção no setor de Transportes do Rio e chegou a prender o empresário Jacob Barata Filho, o "rei do ônibus" do Rio. Mendes soltou Jacob e outros oito investigados da Ponto Final. Além de atender o pedido das defesas, o ministro do Supremo ironizou decisões de Bretas, que chamou de atípicas.

O juiz da Lava Jato no Rio, assistiu ao filme ao lado do juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato, em Curitiba, e considerou o longa "excelente".

A obra, que estreia no 7 de setembro, destaca cenas de ação, histórias da força-tarefa e personagens que ganharam relevância a partir das investigações do início da Operação Lava Jato até março de 2016, sob a ótica da equipe da Polícia Federal.

Ambientado no Paraná, Estado onde nasceu a operação, o longa parte do ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni), que coordena a força-tarefa em conjunto com o Ministério Público e mostra os bastidores: obstáculos, conflitos e as pistas que levaram esses policiais ao esquema de desvio de dinheiro público.

O filme é inspirado no livro homônimo de autoria de Carlos Graieb e Ana Maria Santos e monta o passo a passo da investigação e os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e desvios para pagamento de propina para executivos de uma estatal petróleo, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares.

O elenco conta Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky, Marcelo Serrado, João Baldasserini, Rainer Cadete, Ary Fontoura, entre outros. O filme foi produzido por Tomislav Blazic (New Cine & TV) e tem roteiro de Gustavo Lipsztein e Thomas Stavros.

Acompanhe tudo sobre:Gilmar MendesOperação Lava JatoPolícia FederalSergio MoroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil