Brasil

Especialistas alertam para necessidade de planejamento urbano

Transtornos com temporais que atingem as regiões Sudeste e Centro-Oeste poderiam ser evitados, segundo os entrevistados

Enchente no Rio de Janeiro: meteorologistas preveem chuva para o resto da semana (Rodrigo Esper/Wikimedia Commons)

Enchente no Rio de Janeiro: meteorologistas preveem chuva para o resto da semana (Rodrigo Esper/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 12h36.

Brasília - Especialistas alertam para a necessidade de um planejamento urbano adequado para evitar transtornos provocados pelas chuvas, como desmoronamentos e alagamentos. Temporais estão castigando as regiões Sudeste e Centro-Oeste e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva para toda a semana.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Francisco Machado, explica que é necessário um planejamento e investimento em projetos voltados para a prevenção de calamidades. Segundo ele, é importante estabelecer medidas de segurança na área de engenharia, como a contenção de encostas. “Quando acontece uma calamidade sai caro para o Estado e também para as vítimas. Cabe à sociedade fazer sua parte e cobrar do governo ações de prevenção”, afirma.

Machado alerta para a necessidade de se cumprir o plano diretor, que deve ser estabelecido pela prefeitura de cada estado. O plano diretor estabelece regiões com as condições de serem habitadas. “A prefeitura não pode deixar as pessoas morarem em áreas de riscos, a lei é bem clara. Pensando nisso, o Crea-DF lançou uma cartilha que alerta a sociedade para a prevenção de calamidades com soluções técnicas”, diz.

A arquiteta e urbanista Ana Paula Guedes destaca que as frequentes enchentes na Região Sudeste do país resultam de uma série de fatores. “O crescimento das cidades, o péssimo hábito de as pessoas jogarem lixo nas ruas e a questão climática favorecem todos esses alagamentos. Existem projetos que buscam alternativas para sanar esse problema nas cidades, como São Paulo. Porém, as obras de saneamento e drenagem pluvial deveriam ter sido feitas há muito tempo. Agora fica difícil minimizar os problemas”, declara.

A urbanista também ressalta a importância de um planejamento urbano adequado. “As secretarias de Obras dos estados têm projetos que impedem construções ilegais, entretanto há pessoas que burlam a legislação. É preciso uma maior fiscalização por parte do governo”, diz.

De acordo com o Inmet, a previsão para a Região Sudeste hoje (12) é de céu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em Minas Gerais, no Espírito Santo e Rio de Janeiro. No estado de São Paulo, são esperadas chuvas fortes. Na Região Centro-Oeste do país, o Inmet alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas, rajadas de vento e trovoadas isoladas em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.

Acompanhe tudo sobre:Centro-OesteDesastres naturaisEnchentesGestão públicaSudeste

Mais de Brasil

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes