Brasil

Escolha de vice deflagra embate entre Alckmin e Serra

A escolha de Alexandre Schneider do PSD reavivou ressentimentos de 2008, quando Serra apoiou a reeleição de Kassab e Alckmin se lançou candidato

José Serra e Geraldo Alckmin: brigas entre grupos apoiadores mostra um racha dentro do partido (José Cruz/Agência Brasil)

José Serra e Geraldo Alckmin: brigas entre grupos apoiadores mostra um racha dentro do partido (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 13h44.

São Paulo - A escolha do ex-secretário municipal de Educação Alexandre Schneider (PSD) como candidato a vice-prefeito de José Serra (PSDB) deflagrou um embate entre tucanos ligados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o grupo serrista. Um dia após o anúncio da vice, alckmistas fustigaram a escolha de Schneider e voltaram a atacar a chapa única para eleição de vereadores, apelidada de "chapão".

O grupo que apoia o governador esperava ser contemplado com a indicação da vice, depois de ter perdido o embate que decidiu que o PSDB formaria aliança com outros partidos na chapa proporcional. Os alckmistas defendiam voo solo por avaliar que, coligado em uma chapa tão grande, o PSDB tende a perder cadeiras na Câmara Municipal.

O assessor especial de Alckmin Fábio Lepique atacou pelo Twitter o líder do PSDB na Câmara, vereador Floriano Pesaro, e membros da Executiva do partido, pelas decisões anunciadas. "O @Floriano45 e os membros do diretório que votaram a favor do ‘chapão’ prestaram um desserviço ao PSDB. E nem a vice levamos!". À reportagem, desabafou: "Perdemos tudo."

José Aníbal, secretário estadual de Energia, protestou contra a indicação de Schneider. "Vai na direção contrária ao que queria a militância da capital".

Pesaro, um dos principais articuladores de Serra no processo eleitoral, afirmou haver "uma estratégia de desestabilizar a campanha do Serra", e tentou desqualificar as críticas. "Essa questão do Fábio (Lepique) é de uma falsidade moral sem precedentes. E a palavra do José Aníbal é a de alguém que foi derrotado nas prévias e age de forma isolada."

Passado

A escolha de Schneider reavivou ressentimentos oriundos da eleição de 2008, quando Serra apoiou a reeleição do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e Alckmin se lançou candidato, estabelecendo um racha no partido. À época, tucanos que integravam a gestão Kassab, como Andrea Matarazzo, optaram pela neutralidade. Schneider, contudo, apoiou o prefeito.

Desde então, este recebe sinais de Kassab de que poderia ser seu sucessor. Em 2011, ele trocou o PSDB pelo PSD. Sua entrada na vice desperta o os ciúmes de tucanos que alimentam desejo de suceder Serra e Alckmin na capital e creem que Schneider "furou a fila" da sucessão.

A desconfiança do grupo alckmista em relação ao vice de Serra se estende também a Kassab, que coligou seu PSD ao PT em diversas cidades do Estado e, nacionalmente, sinaliza um alinhamento com o governo federal. Ele é visto como potencial adversário de Alckmin em 2014.

Chapão

O "chapão" na proporcional fez o presidente do PSDB da Mooca, Eduardo Odloak, desistir de concorrer a vereador. Em texto, Odloak afirmou que a coligação "diminuiu as chances de renovação". Segundo ele, o PSDB deve eleger apenas metade dos 13 vereadores de 2008. "Um mau negócio", diz Lepique. Pesaro defendeu a decisão: "É importante para eleger o Serra." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2012Geraldo AlckminGovernadoresJosé SerraMetrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeiturasPSD – Partido Social DemocráticoPSDBsao-paulo

Mais de Brasil

PF deflagra operação sobre desvio de dinheiro de programas de apoio a vítimas das chuvas no RS

Comissão de Ética da Presidência da República recebe mais duas denúncias contra Silvio Almeida

De olho no 2º turno, Lula desembarca em SP para campanha com Boulos e comícios em Mauá e Diadema

Abílio Brunini tem 48,6% e Lúdio Cabral, 47,9%, no segundo turno em Cuiabá, diz pesquisa Futura