Brasil

Escolas a brasileiros no Japão podem oferecer curso técnico

A decisão aumenta o leque de serviços prestados por essas escolas, que já podiam atuar na educação infantil, fundamental e média


	Carteiras na sala de aula: as instituições deverão incluir em sua grade curricular aulas de língua e cultura japonesa
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Carteiras na sala de aula: as instituições deverão incluir em sua grade curricular aulas de língua e cultura japonesa (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 11h52.

Brasília - As escolas destinadas a brasileiros no Japão e reconhecidas pelo Brasil receberam permissão para oferecer cursos técnicos de nível médio. A decisão, do Conselho Nacional de Educação, foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União e aumenta o leque de serviços prestados por essas escolas, que já podiam atuar na educação infantil, fundamental, média e de jovens e adultos.

A mesma publicação estabelece que as instituições deverão incluir em sua grade curricular aulas de língua e cultura japonesa, caso contrário não poderão mais funcionar.

Para terem seus certificados reconhecidos no Brasil, as escolas devem ser cadastradas no censo escolar do Ministério da Educação (MEC) e na embaixada brasileira no Japão, além de fornecer uma série de informações, como o corpo docente, o regimento escolar e a descrição das instalações físicas disponíveis.

O MEC valida certificados de escolas brasileiras no Japão desde 2005, e o governo brasileiro conseguiu que o Japão flexibilizasse seu sistema de reconhecimento, o que permitiu que três escolas fossem também reconhecidas pelo país. Em 2007, mais de 50 escolas foram reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEducaçãoJapãoPaíses ricos

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas