Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: a ideia é conter a epidemia que atinge o estado de Goiás (GO). (James Gathany/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 12 de abril de 2013 às 12h41.
Brasília – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) entregou hoje (12) 18 mil kits de teste rápido para diagnóstico de dengue que serão distribuídos em oito municípios do Entorno na tentativa de conter a epidemia que atinge o estado de Goiás (GO).
Os kits serão repassados para as seguintes localidades: Águas Lindas de Goiás (5 mil), Cidade Ocidental (mil), Formosa (mil), Luziânia (mil), Novo Gama (mil), Planaltina de Goiás ( mil), Santo Antônio do Descoberto (5 mil) e Valparaíso de Goiás (3 mil).
Por meio de nota, a secretaria ressaltou que grande parte dos moradores do Entorno passa mais tempo no Distrito Federal do que em suas próprias cidades e que é preciso criar uma barreira para conter o mosquito Aedes aegypti. Segundo o órgão, qualquer surto ou epidemia de dengue em municípios vizinhos traz sobrecarga ao sistema de saúde do Distrito Federal.
A distribuição dos kits integra o Plano de Ação Integrada de Combate à Dengue, criado em janeiro pelos governos do DF e de GO e que visa a dar apoio a municípios do Entorno com registro de surtos e epidemias da doença.
Dados da Secretaria de Saúde de Goiás indicam que o estado já notificou 98.754 casos de dengue este ano – um aumento de 721,85% em relação ao mesmo período de 2012. Além disso, sete municípios goianos registraram pelo menos uma morte em consequência da doença – cidades de Goiânia, Porangatu, Rialma, Campinorte, Trindade, Santo Antônio do Descoberto e Piracanjuba.