Brasil

Entidades de educação repudiam revogação de nova avaliação

O novo sistema previa contabilizar a valorização dos professores e a superação das desigualdades educacionais na avaliação das escolas


	Educação: no Sinaeb, as provas do sistema antigo seriam mantidas, mas seriam criados novos indicadores
 (Thinkstock)

Educação: no Sinaeb, as provas do sistema antigo seriam mantidas, mas seriam criados novos indicadores (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 21h50.

A rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, formada po rentidades da área de educação, divulgou nota em que repudia a revogação da portaria nº 369 de 5 de maio de 2016, que regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb).

O novo sistema previa contabilizar a valorização dos professores e demais profissionais de educação e a superação das desigualdades educacionais na avaliação das escolas.

Publicado no dia 25 de agosto no Diário Oficial da União, a portaria revogatória 981 justifica o ato dizendo que o Sinaeb deve se pautar pelas recomendações da Base Nacional Comum Curricular, que ainda está em processo de elaboração.

Lançado no começo de maio pelo então ministro da educação, Aloízio Mercadante, o Sinaeb vinha substituir o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem foco principalmente no aprendizado, com a aplicação de avaliações como a Prova Brasil.

No Sinaeb, as provas do sistema antigo seriam mantidas, mas seriam criados novos indicadores.

Segundo nota da rede, o novo sistema foi uma proposta comprometida com a promoção da justiça educacional, fruto de ampla discussão entre o governo e as entidades do setor. 

Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disse que revogou o Sinaeb “por entender que já existe um sistema nacional para esse fim e que qualquer alteração que se faça necessária em suas referências não é conveniente ou oportuna enquanto não for concretizada a revisão da Base Nacional Comum Curricular, ainda em curso”.

Dessa forma, segundo a nota, o diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho do estudante permanece sendo feito pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), composto por um conjunto de avaliações em larga escala que estão mantidas e sob responsabilidade do instituto.

São elas: a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil; a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana).

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilEducaçãoAloizio Mercadante

Mais de Brasil

Bolsonaro deve receber visitas antes do julgamento no STF

'O Brasil precisa fazer 40 anos em 4', diz Tarcísio sobre prioridades para próximo governo

Previsão do tempo: frente fria chega a São Paulo e aumenta chance de chuva nesta segunda-feira, 25

Reforma administrativa entra na pauta prioritária da Câmara, afirma Hugo Motta