Brasil

Entenda o motivo da prisão do ex-ministro Gilson Machado e sua ligação com Mauro Cid

O ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid e facilitar uma possível saída do país

Gilson Machado: Próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Machado é conhecido por postar vídeos tocando sanfona, em apoio ao aliado. (Isac Nóbrega /PR/Divulgação)

Gilson Machado: Próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Machado é conhecido por postar vídeos tocando sanfona, em apoio ao aliado. (Isac Nóbrega /PR/Divulgação)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 13 de junho de 2025 às 11h17.

Última atualização em 13 de junho de 2025 às 19h27.

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira, 13, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado em Recife. A informação foi divulgada inicialmente pelo G1 e confirmada pela EXAME.

O ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid e facilitar uma possível saída do país.

Segundo a PF, existem indícios que apontam que Gilson procurou o Consulado de Portugal em Recife para conseguir um passaporte para Cid, mas não teve sucesso. Houve a suspeita de que ele poderia procurar outras embaixadas ou consulados com o mesmo objetivo, para que o tenente-coronel deixe o país.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) terminou a abertura de uma investigação contra Machado por uma possível tentativa de atrapalhar o andamento da ação penal da tentativa de golpe de Estado, já que ex-ajudante de ordens é um dos réus.

Cid teve ordem de prisão determinada, mas revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta manhã. Mauro Cid vai prestar um depoimento à Polícia Federal ainda nesta sexta-feira sobre tentativa de obter passaporte que facilitaria saída do país. O documento, segundo a investigação, teria sido obtido por intermédio do ex-ministro Gilson Machado, que foi preso na manhã desta sexta.

Quem é Gilson Machado?

Próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Machado é conhecido por postar vídeos tocando sanfona, em apoio ao aliado. Ele ganhou projeção ao disputar a prefeitura de Recife no ano passado contra João Campos (PSB) e ao integrar uma comitiva de bolsonaristas que viajaram para os EUA para a posse de Trump.

Sanfoneiro, veterinário e empresário, Gilson Machado comandou a pasta do Turismo durante os dois últimos anos da gestão passada e, ao final do mandato, tentou se candidatar ao Senado.

Ele, no entanto, saiu derrotado e foi indicado, em seguida, para assumir a Embratur nos meses finais do governo Bolsonaro. Já no ano passado, ele disputou a prefeitura de Recife com o apoio de Bolsonaro, porém perdeu uma segunda vez ao ser superado por João Campos (PSB), prefeito reeleito no primeiro turmo com 78,1% dos votos.

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalCPMI do 8 de janeiroPrisões

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump