Brasil

'Enem dos concursos': como acessar o cartão de confirmação com os locais de prova

Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no Concurso Nacional Unificado

Segundo o governo federal, os candidatos foram distribuídos em 228 cidades (kali9/Getty Images)

Segundo o governo federal, os candidatos foram distribuídos em 228 cidades (kali9/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de agosto de 2024 às 08h14.

O Ministério da Gestão divulgou nesta quarta-feira, 7, o cartão de confirmação de inscrição do chamado "Enem dos concursos". O documento mostra o endereço onde cada candidato fará o exame em 18 de agosto.

Segundo o governo federal, os candidatos foram distribuídos em 228 cidades para realizar o exame, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

O documento tem informações como o número definitivo da inscrição, horários das provas e e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Como obter o cartão de confirmação

Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.

Após emitir o cartão, os candidatos devem conferir se o município que indicaram na inscrição está correto.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio pelo telefone 0800 701 2028.

O Ministério da Gestão também recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.

Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos" - o Concurso Nacional Unificado. Os candidatos irão concorrer a mais de 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.

Cronograma de prova completo

No início do mês o MGI anunciou o novo cronograma do CNU. Inicialmente a aplicação das provas estava prevista para 5 de maio, mas a data foi remarcada para o dia 18 de agosto deste ano, em função das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.

Os resultados finais serão publicados no dia 21 de novembro deste ano e a convocação para posse acontecerá em janeiro de 2025.

Cronograma do CNU

Segundo a pasta, os candidatos que não puderem realizar a prova na nova data puderam solicitar a devolução da taxa de inscrição do dia 5 a 7 de julho.

O mesmo prazo valia para alteração do local de aplicação da prova, que pode ser solicitado por candidatos residentes do Rio Grande do Sul que fariam provas em outros estados e candidatos de outros estados que fariam prova no RS. Somente nesses casos, foi permitida a alteração de local de prova, por ainda não ter sido normalizada totalmente a logística aérea com o estado.

Além disso, o novo edital também prevê a realização de uma prova extraordinária caso ocorra algum evento excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação do certame em locais determinados. Para que isso ocorra, o evento deve atingir um mínimo de 0,5% dos inscritos. Neste caso, as vagas oferecidas serão suplementares.

Acompanhe tudo sobre:Concursos públicos

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS