Brasil

Enem começa hoje com número recorde de candidatos

Mapeamento dos inscritos mostra que 46% - o equivalente a 2,4 milhões de pessoas - têm mais de 21 anos

Enem: em todo o Brasil, são esperados 5.366.780 inscritos (José Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Enem: em todo o Brasil, são esperados 5.366.780 inscritos (José Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2011 às 08h06.

São Paulo - A terceira edição do novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa hoje às 13 horas, horário de Brasília. Com histórico de vazamento, erros de impressão, brigas na Justiça e transtornos para os estudantes, a edição 2011 do Enem é mais uma chance de o governo federal consolidar o exame como substituto do vestibular. Em todo o Brasil, são esperados 5.366.780 inscritos.

Os candidatos enfrentam hoje 90 questões das áreas de ciências da natureza e ciências humanas. Amanhã, é hora de linguagens, matemática e redação.

Adotado como processo seletivo por dezenas de universidades - algumas de modo exclusivo, outras como parte do processo -, os mais de 5 milhões de inscritos representam um recorde para o exame. Não por acaso, tem merecido crescente atenção específica em escolas e cursinhos pré-vestibulares.

Mapeamento dos inscritos mostra que 46% - o equivalente a 2,4 milhões de pessoas - têm mais de 21 anos. Dessas, 771 mil têm mais de 30 anos - o que responde a 14% do total.

Adultos

Se o recorte por idade mostra a grande participação de candidatos com mais de 21 anos, há participação também grande de alunos procedentes do sistema de Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 463 mil inscritos com essa características.

A participação desse público no total de inscritos em cada Estado varia, em geral, entre 6% e 10%. Mas dois Estados têm mais de 20% dos inscritos vindos do EJA: Rondônia e Roraima, ambos na Região Norte do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemMEC – Ministério da EducaçãoSetor de educação

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe