Brasil

Enem 2025: saiba como pagar a taxa de inscrição; prazo é até hoje

Valor de R$ 85 pode ser quitado por diversos meios; estudantes de escolas públicas que concluem o ensino médio em 2025 são isentos da taxa

Enem 2025: prazo final para pagamento da inscrição termina nesta sexta-feira, 27 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Enem 2025: prazo final para pagamento da inscrição termina nesta sexta-feira, 27 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Publicado em 27 de junho de 2025 às 07h43.

O pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 deve ser efetuado até esta sexta-feira, 27.

O valor de R$ 85 pode ser quitado por diversos meios, como boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco).

Os candidatos podem gerar o boleto diretamente na Página do Participante.

Para quem optar por pagar via Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto.

Estudantes de escolas públicas que estão concluindo o ensino médio em 2025 são isentos da taxa e, por isso, o sistema não gerará boleto para eles.

O prazo original para pagamento da taxa de inscrição era 11 de junho, mas foi prorrogado duas vezes. Inicialmente, o Ministério da Educação (MEC) estendeu a data para 18 de junho devido à ampliação do período de matrículas. Em seguida, o Inep anunciou uma nova prorrogação, o prazo final de 27 de junho.

Tradicionalmente, após o período de pagamento, o número de candidatos diminui, uma vez que apenas os que confirmam o pagamento podem realizar a prova. No ano passado, dos 5 milhões de inscritos, 4,3 milhões confirmaram sua inscrição e participaram do exame.

Data das provas

As provas do Enem 2025 ocorrerão em 9 e 16 de novembro.

De forma excepcional, devido à COP30, o Enem será aplicado nas cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba, em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Crescimento no número de inscrições

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em suas redes sociais que o Enem de 2025 registrou 5,5 milhões de inscrições, um aumento de 30% em relação ao número de inscritos em 2022.

Ano passado, o exame contou com 5 milhões de inscrições.

*Com O Globo.

Acompanhe tudo sobre:EnemEducaçãoTaxas

Mais de Brasil

Em defesa da soberania, Lula diz que big techs terão que respeitar leis brasileiras

Lula chama tarifas de Trump de 'chantagem inaceitável' e critica oposição: 'traidores da pátria'

Licença-paternidade deveria ser de ao menos 30 dias, diz entidade

Lula diz que Brasil busca diálogo sobre tarifaço, mas não aceitará imposições de Trump