Enem 2025: inscrições vão de 26 de maio a 6 de junho no site oficial do Inep (Divulgação / MEC/Flickr)
Redatora
Publicado em 26 de maio de 2025 às 06h49.
Última atualização em 26 de maio de 2025 às 10h52.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estão abertas a partir desta segunda-feira, 26, e seguem até 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante no site enem.inep.gov.br/participante.
A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho, via boleto, Pix ou cartão.
A principal novidade é a pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano de escolas públicas, que terão a ficha preenchida previamente e gratuidade, mesmo sem pedido formal de isenção. Basta acessar o site e confirmar os dados.
Alunos que não se enquadram nesse grupo devem preencher o formulário completo e efetuar o pagamento para garantir a inscrição.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da realização da COP30.
Estudantes do 3º ano de escolas públicas estão isentos da taxa automaticamente. Concluintes do ensino médio em 2025, matriculados na rede pública, também não precisam pagar. Para esses casos, o sistema não gera boleto. Candidatos vinculados ao CadÚnico, que desejam usar a nota para obter o certificado de conclusão ou a declaração de proficiência, também terão gratuidade garantida.
Os interessados podem conferir se as solicitações foram aceitas, por meio da Página do Participante, com o login único do Gov.br. As devolutivas sobre as justificativas de ausência no Enem 2024 também estão disponíveis.
O Inep ainda não definiu a data de divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, que informará o número de inscrição; a data, a hora e o local do Exame. No último ano, o local de prova foi divulgado em outubro.
A edição de 2025 do Enem volta a permitir o uso da nota como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. Para isso, é necessário obter ao menos 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. A medida amplia o acesso à certificação, descontinuada no Enem desde 2017, quando passou a ser responsabilidade exclusiva do Encceja.
O exame será dividido em dois domingos:
9 de novembro
16 de novembro
Horários (horário de Brasília)
O Enem segue como a principal via de acesso ao ensino superior no país. As notas são usadas em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de servirem como critério de seleção em instituições privadas e internacionais. Candidatos interessados em participar desses programas devem obrigatoriamente se inscrever no Enem 2025.