Enem 2025: Inscrições para a prova começaram nesta segunda-feira, 26, e vão até 6 de junho. (Agência Brasil)
Repórter
Publicado em 26 de maio de 2025 às 16h36.
Última atualização em 26 de maio de 2025 às 17h04.
Candidatos que não têm direito a isenção e que se inscreveram para o Enem 2025 até o início da tarde desta segunda-feira, 26, relatam dificuldades para acessar o boleto bancário necessário para o pagamento da taxa de inscrição.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame, afirma não ter identificado falhas no sistema, mas reconhece que a emissão do boleto pode levar algum tempo.
O pagamento da taxa de R$ 85, que pode ser feito via boleto, Pix ou cartão de crédito, é obrigatório para confirmar a inscrição dos candidatos não isentos. O prazo final para o pagamento é 11 de junho.
Nas redes sociais, vários estudantes reclamam que, embora tenham realizado a inscrição, o boleto “simplesmente não aparece”.
O INEP assim vendo os alunos entrarem no site pra fazer a inscrição pro Enem pic.twitter.com/efO4yKKUFY
— jusee (@Capivara_PPKUDA) May 26, 2025
enem inep amigo, no seu tempo tá? so se quiser tambem pic.twitter.com/CJ19ZNexLf
— marcos marcos da silva marcos (@marcosugarola) May 26, 2025
A EXAME tentou contato com o Ministério da Educação para esclarecimento da situação, mas ainda não obteve resposta.
As inscrições para o Enem 2025 foram abertas nesta segunda-feira, 26, e seguem até as 23h59 do dia 6 de junho. Nesta edição, há novidades direcionadas aos estudantes do 3º ano do ensino médio e também para quem deseja obter a certificação dessa etapa escolar.
Na maior parte do território nacional, as provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro. A única exceção fica por conta dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os exames serão aplicados em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Todos os interessados devem realizar a inscrição no período de 26 de maio a 6 de junho, pelo site enem.inep.gov.br/participante/.
As avaliações serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
O exame será dividido em dois domingos, conforme o fuso horário de Brasília: