Brasil

Enem 2023: locais de prova são alvo de reclamação dos estudantes; Inep analisa endereços

Os locais em que as provas serão aplicadas foram divulgados na terça-feira, 24, e geraram muitas reclamações nas redes sociais

BRAZIL - 2022/07/01: In this photo illustration the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) logo seen displayed on a smartphone screen. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) (Rafael Henrique/SOPA/Getty Images)

BRAZIL - 2022/07/01: In this photo illustration the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) logo seen displayed on a smartphone screen. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) (Rafael Henrique/SOPA/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 08h43.

Depois de reclamações de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano quanto à distância entre seus endereços e o local em que a prova será aplicada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, informou em nota que "está analisando a definição dos locais das provas realizada pelo Cebraspe, instituição vencedora do processo licitatório para aplicação do Enem em 2023".

O Inep informou ainda que "adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame".

O exame ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. Os locais em que as provas serão aplicadas foram divulgados na terça-feira, 24, e geraram muitas reclamações nas redes sociais.

Candidatos dizem que terão de fazer a prova em escolas muito distantes de casa ou do local apontado como ponto de partida. Há casos em que a distância é de quase 50 quilômetros, percurso que exigiria mais de duas horas de deslocamento.

Há relatos, por exemplo, de estudantes que moram na região da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e terão de fazer a prova em Taboão da Serra, município na região metropolitana.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Cartão de Confirmação traz informações sobre o número de inscrição, data, hora e local das provas.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no exame. As provas funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País.

Veja o cronograma:

- Data das provas: 05 e 12/11/2023;

- Divulgação dos Gabaritos: 24/11/2023;

- Resultados: 16/01/2024.

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da EducaçãoVestibulares

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas