Brasil

Encceja 2024: inscrições começam nesta segunda, 29; veja como se inscrever

O exame ocorre no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal

Encceja: exame acontecerá no dia 25 de agosto de 2024 (Arquivo/Agência Brasil)

Encceja: exame acontecerá no dia 25 de agosto de 2024 (Arquivo/Agência Brasil)

Publicado em 29 de abril de 2024 às 10h51.

Última atualização em 29 de abril de 2024 às 10h52.

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 começaram nesta segunda-feira, 29, e vão até às 23h59 do dia 10 de maio. O exame ocorre no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. Candidatos podem se increver de forma online, pelo site do Encceja.

O que é o Encceja?

O Encceja estreou em 2002 com o objetivo de avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não terminaram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. Este exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação para sua implementação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência, por sua vez, é responsabilidade das secretarias de Educação.

Tem que pagar para fazer o Encceja?

As incrições são gratuitas. Entretando, caso o participante tiver se inscrito em 2023 e faltado às provas, é necessário pagar uma taxa de R$ 40 ou ter justificado a ausência. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O que é o atendimento especializado do Encceja?

Durante as inscrições, é possível solicitar atendimento especializado a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas. No mesmo período, o tratamento pelo nome social também pode ser solicitado.

O que cai no Encceja

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

O Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

*Com informações da Agência Brasil

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino médio

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe