Brasil

Enade 2013 tem taxa de abstenção menor que a do ano passado

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 170 mil estudantes fizeram a prova


	Estudantes de Brasília fazem a prova do Enade: no exame de ontem, foi avaliado o desempenho dos estudantes de 17 cursos
 (José Cruz/ABr)

Estudantes de Brasília fazem a prova do Enade: no exame de ontem, foi avaliado o desempenho dos estudantes de 17 cursos (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2013 às 20h16.

Brasília – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado domingo (24), teve 13,7% de abstenção.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 170 mil estudantes fizeram a prova. O percentual de faltosos diminuiu em relação ao do ano passado, quando 20,1% não fizeram o Enade.

No exame de ontem, foi avaliado o desempenho dos estudantes de 17 cursos: bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além dos cursos de tecnológo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

O objetivo do Enade é avaliar cursos de graduação a partir da verificação de competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, de acordo com as características do perfil profissional exigido. O estudante do último ano deve fazer o exame para obter o diploma, mas o bom desempenho não é exigência.

A nota no Enade corresponde a 70% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

Pelo indicador, os cursos recebem avaliação de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas insuficientes pela Ministério da Educação. Os cursos são avaliados de três em três anos e a repetição de notas baixas pode levar ao fechamento deles.

A divulgação do boletim de desempenho está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnadeEnsino superior

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”