Brasil

Emprego em alta garante expansão de 4% do PIB em 2011

Ex-diretor do BC diz que a confiança dos consumidores evitará uma queda de ritmo exagerada na economia do país

Ex-diretor do BC Carlos de Freitas diz que o consumo será o carro-chefe do crescimento (Cristina Bocayuva/CNC)

Ex-diretor do BC Carlos de Freitas diz que o consumo será o carro-chefe do crescimento (Cristina Bocayuva/CNC)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 13h18.

São Paulo - O bom nível de emprego no Brasil será crucial para que a economia do país não desande em 2011. Para o ex-diretor do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas, a situação favorável no mercado de trabalho contribuirá para que o PIB do país cresça em torno de 4% neste ano.

"Com o baixo desemprego, os brasileiros ficam mais confiantes. Isso faz com que continuem comprando, se endividando", diz Freitas. Assim, a tendência é que seja preservada aquela que é a força-motriz da expansão da economia nacional - o consumo das famílias.

Segundo dados do IBGE, esta categoria contribuiu com uma participação de mais de 60% no PIB em 2010. Neste ano, a situação não deve ser diferente. Entretanto, o ex-diretor do BC, e economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), lembra que uma desaceleração do consumo é esperada para os próximos meses.

As medidas do Banco Central para combater a inflação devem fazer o brasileiro gastar menos. Como resultado, o impulso que esta fatia da economia garante ao aumento do PIB será menor. "Vai haver retração, mas é claro que não chegaremos ao ponto de crescer pouco. Ficaremos em torno de uns 4%, e o consumo ainda será o carro-chefe."

Freitas acrescenta que, apesar da desaceleração no consumo, os ajustes que o BC vem fazendo na política monetária são positivos. Para ele, a decisão de elevar os juros em 0,5 ponto percentual foi correta, já que a economia como um todo mostra sinais de desaquecimento. "Não era preciso um aumento mais intenso", afirma.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroConsumoIndicadores econômicosBanco CentralPIB

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças