Brasil

Emoção de lado a lado; Madrugada…

Acusação e defesa Com 1h30 cada uma, acusação e defesa fizeram seus últimos pronunciamentos no processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Janaína Paschoal pediu desculpas à petista pelo “sofrimento causado”, mas definiu o impeachment como um remédio institucional para o governo e se disse “defensora do Brasil”. José Eduardo Cardozo, pela defesa, afirmou […]

CARDOZO: o advogado de defesa chorou ao comentar a fala de Janaína Paschoal  / Pedro França/Agência Senado

CARDOZO: o advogado de defesa chorou ao comentar a fala de Janaína Paschoal / Pedro França/Agência Senado

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2016 às 19h03.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h53.

Acusação e defesa

Com 1h30 cada uma, acusação e defesa fizeram seus últimos pronunciamentos no processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Janaína Paschoal pediu desculpas à petista pelo “sofrimento causado”, mas definiu o impeachment como um remédio institucional para o governo e se disse “defensora do Brasil”. José Eduardo Cardozo, pela defesa, afirmou que o julgamento foi a “execração de uma pessoa íntegra” e que senadores cometiam um “assassinato de reputação”.

E tome discurso

Nada menos que 66 dos 81 senadores se inscreveram para falar na fase de debates sobre o julgamento. A previsão é que o falatório siga madrugada adentro, pois apenas um terço havia passado pelo púlpito até as 19 horas. Segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a previsão é que a votação só aconteça nesta quarta-feira, entre o fim da manhã e o começo da tarde.

Choro de Cardozo

O advogado de defesa de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, chorou ao comentar a fala de Janaína Paschoal em plenário. O ponto crítico, para ele, foi a citação da advogada, que falou nos netos de Dilma ao defender sua posição. “No dia em que uma pessoa perde a capacidade de se indignar diante da injustiça é porque se desumanizou. E eu não quero me desumanizar”, afirmou Cardozo. “Peço, por favor, que julguem pela justiça, julguem pela democracia, julguem pelo Estado de Direito.” Janaína respondeu que respeita a opinião de Cardozo caso não seja “teatro”.

Barraco do dia

O dia não podia passar no Senado sem um bate-boca. Dessa vez, a confusão ficou por conta do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), em protesto à declaração de José Guimarães (PT). O petista chamou a advogada Janaína Paschoal de “golpista”. “Golpistas foram aqueles que saquearam a Petrobras. Golpistas são vocês”, disse Nunes, apontando para Guimarães. “Não tenho medo de você.” Sobrou grito também para a petista Fátima Bezerra.

Ameaça a Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB) recebeu mensagem anônima em seu e-mail funcional com ameaça de morte a ele e à sua família caso não renunciasse ao cargo. Aécio foi chamado pelo remetente de “canalha asqueroso”. Outros parlamentares, como o relator do parecer que pede o impeachment de Dilma, senador Antonio Anastasia (PSDB), o tucano Antonio Imbassahy e o peemedebista Eunício Oliveira, receberam mensagens semelhantes. A Polícia Federal abrirá inquérito para investigar o caso.

Renúncia

A vice-procuradora-geral da República no Brasil, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, divulgou nota em que renuncia ao cargo nesta terça-feira. No dia 28, a revista VEJA publicou um vídeo em que a jurista aparece numa manifestação contrária ao impeachment de Dilma Rousseff. Nas imagens, ela carrega uma faixa escrito “Fora, Temer. Contra o golpe!”. Não há menção ao vídeo no texto.

Jean Wyllys absolvido

O Supremo rejeitou nesta terça-feira uma queixa-crime apresentada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) por crime contra a honra. Wyllys chamou Cunha de “ladrão” durante a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff no plenário da Casa. A Segunda Turma arquivou o processo por unanimidade, dizendo que Wyllys tem imunidade ao emitir opinião no exercício do cargo.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta