Brasil

Embraer e FAB lançam protótipo de avião militar

Aeronave ainda deve passar por testes em solo antes de fazer seu primeiro voo, previsto para ocorrer até o fim do ano


	KC-390, cargueiro da Embraer: protótipo ainda passará pela fase de testes
 (Divulgação/Embraer)

KC-390, cargueiro da Embraer: protótipo ainda passará pela fase de testes (Divulgação/Embraer)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2014 às 16h09.

São Paulo - A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) lançou hoje (21) o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390, que é produzido na unidade de Gavião Peixoto (SP) .

Conforme o Ministério da Defesa, esta é a maior e mais moderna aeronave já fabricada no país.

O protótipo é um projeto conjunto entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) e foi apresentado hoje à imprensa, durante evento que contou com as presenças do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito.

"Momentos como este nos enchem de orgulho. Esta aeronave é um prodígio de avanço tecnológico", disse o ministro.

Segundo a companhia, a aeronave ainda deve passar por testes em solo antes de fazer seu primeiro voo, previsto para ocorrer até o fim do ano.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártida. As turbinas a jato conferem bastante agilidade ao avião, que cumprirá todas as missões com mais agilidade”, salientou o comandante da Aeronáutica.

De acordo com o Ministério da Defesa, o KC-390 é capaz de levar tropas a qualquer região do país com rapidez. Além disso, pode transportar equipamentos militares desmontados, tais como o novo blindado Guarani, produzido para o Exército Brasileiro.

Ele substituirá o Hercules C-130, que é utilizado em operações como missões de busca e reabastecimento de outras aeronaves em voo.

Representantes da Embraer revelaram que este é o primeiro de dois protótipos que serão usados “nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo e de voo e certificação”.

Segundo a empresa, trata-se de um avião de transporte militar tático e de reabastecimento em voo, que “representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira”.

O KC-390 foi projetado para ter menor custo operacional e para transportar e lançar cargas e tropas, além de buscar, resgatar e combater incêndios florestais, entre outras missões.

Em maio deste ano, a Embraer e a FAB assinaram contrato de produção em série da aeronave, com previsão de entrega de 28 modelos para dez anos.

O Minitério da Defesa informou que a primeira remessa está programada para 2016. A Embraer já recebeu intenções de compra do KC-390 de países como o Chile, a Argentina, Colômbia, República Checa e Portugal.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSetor de transporteempresas-de-tecnologiaEmbraerMinistério da DefesaFAB

Mais de Brasil

Livro resgata a história de Jane Catulle Mendès, criadora da expressão ‘cidade maravilhosa’

Partidos de esquerda do Rio voltam a indicar divisão para chapa de senador em 2026

Anistia será votada? Bolsonaro terá pena reduzida? Entenda os próximos passos do projeto na Câmara

Governo nunca teve intenção de acabar com CPTM, mas futuro será desenhado, diz presidente da estatal