Brasil

Em vídeo, Lula apoia Maduro para presidência da Venezuela

Escolha de um presidente venezuelano acontece no próximo dia 14 e o ex-presidente brasileiro repetiu o apoio que já tinha dado ao chavismo em 2012


	Nicolás Maduro, candidato a presidente da Venezuela, recebeu apoio de Lula em vídeo
 (Leo Ramirez/AFP)

Nicolás Maduro, candidato a presidente da Venezuela, recebeu apoio de Lula em vídeo (Leo Ramirez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h30.

São Paulo – A campanha pela presidência da Venezuela começou oficialmente e Nicolás Maduro, escolhido pelo presidente Hugo Chávez como seu sucessor, já recebeu apoio do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula gravou um vídeo de apoio ao candidato. As imagens foram exibidas ontem, em Caracas, em evento no museu que está o corpo de Chávez. A mensagem também foi transmitida ao vivo no país pela VTV, emissora oficial do governo.

Viva o Lula, viva o Brasil, viva a América do Sul e viva Chávez. E que viva a irmandade que se construiu em todos esses anos, disse Maduro, recebendo aplausos, ao anunciar a exibição do vídeo com a mensagem de Lula.

No vídeo, Lula disse que durante seus oito anos como presidente do Brasil, teve oportunidade de conviver com Maduro, que era na época ministro na Venezuela. Lula disse que Maduro tinha as mesmas opiniões que Chávez sobre os desafios da Venezuela e sobre a proteção dos mais pobres. Disse que ambos sempre tiveram noção de que o país precisa escapar da maldição do petróleo e que Maduro poderia realizar as metas de Chávez.

Não quero interferir em um assunto interno da Venezuela, mas não posso deixar de dar meu testemunho em nome do futuro desse país tão querido do povo brasileiro, mas também, em nome do Mercosul, disse Lula.

Confira as imagens (palavras de Lula a partir de 1 minuto e 50 segundos):

https://youtube.com/watch?v=wuUIURIUZ5M%3Frel%3D0


Não é a primeira vez que Lula declara apoio ao chavismo na Venezuela. Antes das eleições que reelegeram Chávez como presidente do país no final do ano passado, Lula gravou um vídeo falando sobre os partidos de esquerda na América Latina.

Os governos progressistas estão mudando a face da América Latina. Graças a eles, o nosso continente se desenvolve de modo acelerado, com crescimento econômico, criação de empregos, distribuição de renda e inclusão social, disse Lula no vídeo exibido em julho.

No final do vídeo, após falar sobre outras questões da América Latina, Lula diz que queria esta na Venezuela para dar um forte abraço no companheiro Hugo Chávez.

Sob a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias. As classes populares, nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas precisam ser preservadas e consolidadas. Chávez, conte comigo, conte conosco do PT [Partido do Trabalhadores], conte com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata, e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória, disse Lula no vídeo.

Confira:

https://youtube.com/watch?v=GqBK49eWnkY%3Frel%3D0

Mídia estatal na campanha?

O vídeo de Lula apoiando Maduro foi exibido pela televisão do país no mesmo dia em que o candidato da oposição venezuelana, Henrique Capriles, acusou os meios de comunicação estatais de favorecer a campanha do presidente interino, visando às eleições presidenciais de 14 de abril.


Em entrevista coletiva para marcar o início oficial pela presidência do país, Capriles disse que o sistema de informação estatal se tornou um aparato de propaganda de um partido político".

Nos sites e canais no YouTube dos meios oficiais do governo da Venezuela é fácil encontrar, quase que diariamente, reportagens sobre discursos e compromissos oficiais do candidato chavista. As mesmas imagens sobre o candidato da oposição, porém, são raras.

As homenagens para Hugo Chávez, que tem a imagem frequentemente lembrada na campanha de Maduro, também continuam nos meios de comunicação oficiais. Na última semana, até um desenho animado sobre Hugo Chávez foi exibido.

No vídeo de um minuto, apresentado na emissora ViVe, Chávez encontra com líderes políticos e revolucionários, que também já morreram, como Che Guevara e Simón Bolívar.

As imagens destacam o político chegando a um lugar humilde, no meio do campo, e trajando sua famosa jaqueta com as cores da bandeira venezuelana estampadas.

https://youtube.com/watch?v=5cuRBbyLR_s%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHenrique CaprilesHugo ChávezLuiz Inácio Lula da SilvaNicolás MaduroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVenezuela

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia