Brasil

Em viagem pelo Nordeste, Lula desbanca Doria na internet

Análise da Bites mostra que o ex-presidente tem chamado mais atenção nas redes sociais do que Doria. Mas, entre todos presidenciáveis, Bolsonaro é destaque

O ex-presidente Lula durante caravana pelo Nordeste em Feira de Santana (BA)  (Ricardo Stuckert/ Facebook @Lula/Reprodução)

O ex-presidente Lula durante caravana pelo Nordeste em Feira de Santana (BA) (Ricardo Stuckert/ Facebook @Lula/Reprodução)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 16h17.

Última atualização em 21 de agosto de 2017 às 16h34.

São Paulo – De olho nas eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), intensificaram suas agendas pela região Nordeste do país. Doria, que nega a sua candidatura, embarcou na semana passada para Pernambuco e Ceará, enquanto Lula segue sua caravana por nove estados da região, começando pela Bahia.

Considerando as redes sociais e em pesquisas no Google entre os possíveis candidatos à presidência da República, a caravana do petista parece ter sido mais assertiva quando se compara com a repercussão da viagem do tucano.

Uma análise da consultoria Bites, que coletou dados dos últimos sete dias, mostra que Lula ganhou 16.260 fãs e seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube no período, enquanto que Doria conquistou mais 14.762 fãs e seguidores.

Até as 20h deste domingo (20), o ex-presidente havia sido citado em 291.751 tweets e em 4.251 artigos em sites de notícia e blogs. Doria apareceu 64.073 vezes no Twitter e em 2.396 notícias.

Lula ainda teve vantagem quando foram analisadas as 300 notícias mais compartilhadas nas redes sociais. Os textos sobre o ex-presidente somaram 2,4 milhões de interações no Facebook, Twitter e Linkedin. Os artigos sobre Doria conseguiram 886 mil interações nos mesmos canais digitais.

Em paralelo, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), também potencial candidato ao pleito de 2018, aumentou em 29.098 fãs e seguidores a sua rede no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube nos últimos sete dias.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Jair BolsonaroJoão Doria JúniorLuiz Inácio Lula da SilvaPolíticaRedes sociais

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil