Brasil

Em SP, Marin reforça que abertura será no Itaquerão

Presidente da CBF e do COL voltou a afirmar ter "convicção" de que o acidente ocorrido no estádio do Corinthians não tirará de lá o jogo inicial

Área afetada pela queda de um guindaste na obra do estádio do Corinthians, o Itaquerão (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Área afetada pela queda de um guindaste na obra do estádio do Corinthians, o Itaquerão (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 17h23.

São Paulo - José Maria Marin tem certeza que a abertura da Copa do Mundo de 2014 será no Itaquerão. Na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) voltou a afirmar ter "convicção" de que o acidente ocorrido no estádio do Corinthians na quarta-feira não tirará de lá o jogo inicial do Mundial.

"Foi uma fatalidade, mas tenho convicção que o estádio estará em condições de sediar a abertura da Copa", garantiu Marin, que está em São Paulo para anunciar o 14.º patrocinador da CBF - a EF English Town. "Não existe, desconheço e nem cogito plano B. Porque quando cogita um plano B é porque não se acredita no A", ponderou.

O dirigente afirmou que ainda não conversou diretamente sobre o assunto com a direção da Fifa e que a preocupação do COL e da entidade máxima do futebol mundial hoje é acompanhar o resultado da perícia que vai apontar a causa do acidente que matou dois trabalhadores do Itaquerão.

Ainda que a abertura da Copa não saia do estádio do Corinthians, é certo que o andamento das obras foi prejudicado, até porque parte da arquibancada do setor Leste foi destruída. De acordo com Marin, novos prazos deverão ser discutidos na semana que vem, quando a Fifa vai se reunir na Bahia para seu congresso e para o sorteio dos grupos da Copa.

A Odebrecht e a Defesa Civil já atestaram, em avaliações preliminares, que a estrutura do estádio não foi afetada pelo acidente. Mas a obra ainda corre risco de interdição, pois o Ministério Público Estadual não descarta a possibilidade de solicitar a paralisação das obras dependendo do resultado dos laudos da Polícia Científica.

Com mais de 94% das obras concluídas, o Itaquerão deveria ser entregue até o final de dezembro, dentro do prazo estipulado pela Fifa. Mas, por causa do acidente, a própria entidade já trabalha internamente com um atraso de 45 a 60 dias para a inauguração do estádio.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFutebolItaquerão

Mais de Brasil

Venezuela faz exercícios militares e fecha fronteira com o Brasil

TCU aponta irregularidade fiscal e confirma bloqueio de R$ 6 bi do Pé-de-Meia

STF vai investir R$ 84 milhões para reforçar a segurança dos ministros da Corte

'Só vou declarar apoio nos 48 do segundo tempo', diz Bolsonaro sobre eleições presidenciais de 2026