Brasil

Em quem os brasileiros confiam em 2025? Bombeiros, igrejas e escolas lideram a lista

Pesquisa da Ipsos-Ipec revela que a confiança nacional sobre Polícia e Forças Armadas diminuiu

Bombeiros: a instituição mais confiável, com 85 pontos no Índice de Confiança Social de 2025 ( Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

Bombeiros: a instituição mais confiável, com 85 pontos no Índice de Confiança Social de 2025 ( Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

Publicado em 23 de julho de 2025 às 13h32.

Última atualização em 23 de julho de 2025 às 15h18.

O Índice de Confiança Social (ICS) 2025 aponta que bombeiros, igrejas e escolas públicas continuam a ser as instituições mais confiáveis para os brasileiros.

O Corpo de Bombeiros lidera o ranking com 85 pontos, enquanto as igrejas ficam em segundo lugar, com 67 pontos, e as escolas públicas seguem em terceiro, com 66 pontos, apesar de uma queda de 4 pontos em relação a 2024.

Segundo o levantamento, o dado destaca a percepção de eficiência e proximidade dessas instituições junto aos cidadãos.

O estudo, conduzido pela Ipsos-Ipec, registrou uma queda geral de confiança, com 56 pontos no total, um declínio de 4 pontos em comparação com 2024.

As instituições obtiveram 54 pontos, e os grupos sociais alcançaram 62 pontos, o que revela uma insatisfação crescente com as diversas organizações presentes na sociedade.

O índice de confiança nas instituições de segurança, como a Polícia Federal, as Forças Armadas e a Polícia, caiu de 4 a 6 pontos, mas ainda estão acima da média do levantamento, com 66, 64 e 59 pontos, respectivamente.

As empresas, bancos, meios de comunicação e organizações da sociedade civil tiveram quedas significativas, variando entre 52 e 57 pontos, sendo organizações da sociedade civil a que mais perdeu confiança, com 7 pontos a menos.

O Ministério Público obteve 56 pontos, uma queda de 5 pontos em relação a 2024, e o Sistema Eleitoral atingiu 50 pontos, perdendo 4 pontos.

Confiança no Congresso, Partidos e Judiciário em baixa

O Poder Judiciário registrou uma queda de 6 pontos, abaixo da média do estudo com 49 pontos.

A pesquisa também revelou que o Congresso Nacional e os Partidos Políticos permanecem com os índices de confiança mais baixos, 37 e 32 pontos, respectivamente.

"Os baixos índices de confiança nas instituições políticas evidenciam um chamado urgente à ação. Transparência, responsabilidade e eficiência precisam ser prioridades absolutas para reconquistar a confiança da população.", afirmou Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec.

Em contraste, o governo da cidade de São Paulo e o Sistema Público de Saúde apresentaram resultados mais favoráveis, com 54 e 55 pontos, embora também tenham apresentado uma redução em relação a 2024.

Além disso, o estudo evidenciou diferenças significativas de confiança entre os diferentes segmentos da população, destacando a necessidade de estratégias mais inclusivas e voltadas ao fortalecimento das instituições.

O ICS 2025 sublinha que, para garantir o desenvolvimento sustentável das relações sociais, é essencial que as instituições se esforcem para reconquistar a confiança dos brasileiros.

O instituto ouviu 2 mil brasileiros, moradores de 131 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaPesquisaReligiãoEscolasPolícia Civil

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'