Brasil

Em queda pelo 18º dia seguido, Cantareira atinge 9,4%

Nos últimos dias, o ritmo de queda do nível dos reservatórios se acelerou: em uma semana caiu 1,1%


	Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira: a taxa de chuvas deste mês também está abaixo do esperado
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira: a taxa de chuvas deste mês também está abaixo do esperado (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 11h44.

São Paulo - Em novo recorde negativo, o volume armazenado do sistema Cantareira caiu para 9,4% de sua capacidade nesta quinta-feira, 8.

Segundo os dados do monitoramento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível de água recuou pelo 18º dia consecutivo.

Nos últimos dias, o ritmo de queda do nível dos reservatórios se acelerou: em uma semana caiu 1,1%.

A taxa de chuvas deste mês também está abaixo do esperado. Até agora a precipitação foi de 1,8 mm, o que corresponde a apenas 0,24% da média histórica de maio. Na mesma data no ano passado, ainda de acordo com a Sabesp, o índice estava em 61,9%.

Já no sistema Alto Tietê, que fornece água para a zona leste da capital e alguns municípios da região metropolitana, o índice dos reservatórios também está baixo: 34,4% da capacidade. Em 2013, na mesma época, o nível era de 65,4%.

A partir da próxima semana, a companhia deve iniciar a captação do chamado "volume morto" - água represada abaixo do nível das comportas - do manancial nas represas Jaguari-Jacareí, em Joanópolis, a 100 quilômetros da capital.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasSabespSaneamentoSecasServiços

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026