Brasil

Chacinas em SP superam quase 50% das mortes do semestre

O registro de mortes nas chacinas de Barueri e Osasco já corresponde à metade dos assassinatos ocorridos no primeiro semestre nas duas cidades


	A chacina é a maior do ano no Estado de São Paulo
 (Getty Images)

A chacina é a maior do ano no Estado de São Paulo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2015 às 10h10.

São Paulo - As 18 mortes acontecidas nas chacinas de Osasco e Barueri correspondem quase à metade dos registros de assassinatos de todo o primeiro semestre nas duas cidades - 37. No período, houve foram 30 mortes em Osasco e 7 em Barueri.

A média mensal de crimes nos últimos cinco anos nas duas cidades é de 7,8 homicídios. Os dados da Secretaria da Segurança Pública registram que o período em que essa região da Grande São Paulo registrou o maior índice de homicídios foi em 2012, quando houve 87 mortes em Osasco e 39 em Barueri. Enquanto em Osasco a média mensal de homicídios dolosos caiu de 7,3 naquele ano para 5 em 2015; Barueri diminuiu a média de 3,3 para 1,2.

Com os casos recentes, esses municípios já atingiram 56 homicídios neste ano - 65% de todo o ano de 2014. Em todo a região oeste - considerando também as cidades de Cotia, Carapicuíba e Itapevi -, a média de homicídios dolosos por mês caiu 1% em cinco anos - eram 14,6 em 2010 e, neste ano, 14,5.

Outros índices, no entanto, cresceram. Houve maior número de roubos, além de furtos e roubos de veículos. A média mensal da região cresceu, respectivamente, 77% e 36% nesses índices de 2010 a 2015.

No período analisado, esses municípios da região registraram 1.160 homicídios dolosos, 5.800 furtos e roubos de veículo e 8.902 roubos. Osasco foi a cidade que mais teve mais homicídios na região nesse período, com 400 ocorrências. Ao longo de cinco anos e meio, o número de roubos cresceu 91% ao mês e o de furto e roubo de veículos, 30%.

Regional

Itapevi foi a cidade que mais registrou aumento na média de homicídios dolosos - saltou 19% na média mensal dos cinco anos, de 2,25 para 2,70 casos. Carapicuíba também registrou aumento, de 2%. Já a maior queda ocorreu em Cotia, que registrou 20% menos homicídios. 

Acompanhe tudo sobre:AssassinatosBaruericidades-brasileirasCrimeHomicídiosMetrópoles globaisOsasco (SP)sao-pauloSegurança pública

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP