Brasil

Em plena pandemia, mais carros deixam SP rumo ao litoral que em 2019

No ano passado, quando não havia a pandemia do coronavírus, 187 mil veículos deixaram São Paulo rumo às praias do litoral do estado, número menor que 2020

Sistema Anchieta-Imigrantes: aglomeração de carros na estrada precedeu aglomeração de pessoas nas praias (Ecovias/Reprodução/Agência Brasil)

Sistema Anchieta-Imigrantes: aglomeração de carros na estrada precedeu aglomeração de pessoas nas praias (Ecovias/Reprodução/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 6 de setembro de 2020 às 14h58.

Última atualização em 7 de setembro de 2020 às 09h19.

As estradas paulistas que levam ao litoral registraram longos congestionamentos neste fim de semana prolongado do feriado de 7 de Setembro. Mesmo com a orientação do governo estadual de evitar aglomerações no período para não aumentar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, cerca de 215 mil veículos usaram o Sistema Anchieta-Imigrantes para chegar à Baixada Santista até o meio-dia deste domingo (6), de acordo com a concessionária Ecovias.

Em plena pandemia, esse número é maior que o registrado no ano passado. No mesmo feriado em 2019, 187 mil veículos passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. A diferença é que o feriado em 2020 cai em uma segunda-feira, dando mais um dia de descanso aos trabalhadores. No ano passado, foi em um sábado.

De manhã, a Rodovia Imigrantes teve tráfego congestionado no sentido litoral da altura do Km 28 ao 32. Segundo a concessionária Ecovias, a Via Anchieta também ficou congestionada no sentido Baixada Santista, da altura do Km 29 ao 31.

O movimento intenso de turistas nas praias paulistas já era esperado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No último fim de semana (29 e 30 de agosto), a movimentação chegou a mais de 600 mil veículos, superando a média para um fim de semana, de pouco mais que 400 mil.

Patrulhamento

Nas praias do litoral, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento ostensivo na orla e nos quiosques, bares e restaurantes. São cerca de 20 mil policiais, com o uso diário de 7,2 mil viaturas, 880 motocicletas, 35 cavalos, 11 helicópteros Águia, além de oito drones que monitoram pontos estratégicos nas rodovias e áreas urbanas.

Os policias usam ainda megafones para divulgar mensagens de conscientização e prevenção às aglomerações. A operação tem também 200 profissionais da Vigilância Sanitária trabalhando na fiscalização e orientação dentro de estabelecimentos.

A Operação Independência envolve 70 cidades turísticas e vale até o fim da noite de segunda-feira (7). Em Santos, porém, as ações seguem até terça-feira (8), feriado de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira do município.

Acompanhe tudo sobre:FeriadosPandemiasao-pauloTurismo

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar