Brasil

Em Minas, popularidade de Lula melhora e aprovação cresce 6 pontos

O levantamento mostra que 50,6% dos mineiros reprovam o trabalho de Lula, enquanto 30,2% aprovam

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 14h47.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 14h53.

A avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado de Minas Gerais apresentou uma melhora e cresceu seis pontos percentuais, segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência divulgada em primeiro mão à EXAME nesta sexta-feira, 8.

Esta é a terceira sondagem do instituto a medir a popularidade do petista no estado.

O levantamento mostra que 50,6% dos mineiros reprovam o trabalho de Lula, enquanto 30,2% aprovam. Outros 17,9% avaliam a gestão como regular, e 0,9% não sabem ou não opinaram.

Na comparação com o levantamento anterior, a avaliação negativa do petista teve uma queda de 3,6 pontos percentuais, e a positiva cresceu 6,3 pontos.

Avaliação negativa em quase todos os recortes

Lula tem avaliação negativa superior à positiva em praticamente todos os recortes. O maior percentual de ruim ou péssima é observado entre pessoas entre 35 a 44 anos, que recebem mais de dois salários mínimo e moradores da região do Rio Doce.

Apenas na região do Jequitinhonha, Lula aparece com uma aprovação de 45,6% contra 39,6% de ruim ou péssimo. O local é o único onde o governador Romeu Zema tem avaliação negativa superior à positiva.

Pesquisas de avaliação de governo mostram que Lula tem recuperado a popularidade em meio as reações ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Em estados do Sul e Sudeste, como no Rio de Janeiro, berço eleitoral da família Bolsonaro, Lula encontra dificuldades em melhorar os índices de aprovação desde o início da gestão petista.

A pesquisa Futura foi realizada com 1.200 entrevistados no estado de Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, por meio de Cati (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaMinas GeraisEleições 2026

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país