Brasil

Em meio à queda de popularidade, Lula faz balanço de entregas do governo; veja ao vivo

Em nota, o Planalto afirma que o evento busca dar visibilidade aos resultados das políticas implementadas desde 2023

Lula: petista realiza evento para valorizar entregas do governo

Lula: petista realiza evento para valorizar entregas do governo

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 3 de abril de 2025 às 06h00.

Última atualização em 4 de abril de 2025 às 10h22.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta quinta-feira, 3, em Brasília, o evento “O Brasil dando a Volta por Cima”, para apresentar as principais entregas do Governo Federal desde o início do terceiro mandato.

A cerimônia acontece em meio a desaceleração da economia, alta dos preços dos alimentos e a divulgação de pesquisas de opinião que apontam para uma queda de popularidade de Lula.

Em nota, o Planalto afirma que o evento busca dar visibilidade aos resultados das políticas implementadas desde 2023, em especial nas áreas de economia, saúde, educação, assistência social e infraestrutura.

A solenidade reforçará a narrativa do governo sobre a "retomada" de crescimento do país nos dois anos do terceiro mandato de Lula. O presidente tem afirmado que após a "reconstrução", o governo precisa realizar a "colheita" em 2025.

A cerimônia também é mais um indicativo das mudanças da comunicação do governo desde a entrada de Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) que assumiu o cargo em janeiro.

O governo tem recorrido a peças publicitárias, anúncios em rede nacional e mobilizações em redes sociais para tentar reverter a tendência negativa detectada em pesquisas.

Medidas como, a liberação do saldo retido do FGTS, o novo consignado para trabalhadores CLT e mudanças no Minha Casa, Minha Vida, são apostas do governo para melhorar a imagem junto ao eleitorado. Além disso, existe a expectativa na isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000, que entrará em vigor em 2026.

Quais ações devem ser destacadas por Lula no evento

As principais ações que devem ser destacadas, segundo o Planalto, envolvem a volta do Brasil ao top 10 das maiores economias do mundo, com crescimento do PIB de 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024; a menor taxa de desemprego em 12 anos (6,6%), com 3,2 milhões de novos empregos formais e valorização do salário mínimo; a reabertura de 340 mercados internacionais e reforço nas relações comerciais com China, União Europeia e Oriente Médio; a queda de 46% no desmatamento da Amazônia; o relançamento do Mais Médicos com 26 mil profissionais; a Farmácia Popular com todos os itens gratuitos; 14 milhões de cirurgias eletivas realizadas em 2024; recorde de turistas estrangeiros (6,7 milhões); e investimentos superiores a R$ 1,8 trilhão no Novo PAC.

Outras entregas citadas incluem o programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio, a retomada do ensino integral, reajuste de bolsas de estudo no ensino superior, modernização do Minha Casa, Minha Vida com 1,2 milhão de contratos, apoio recorde ao agronegócio e isenção do Imposto de Renda para 10 milhões de pessoas.

Assista ao vivo:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial