Brasil

Em dia de mensalão, Lula vê 'a novela da Carminha'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem preferido ver na televisão os jogos olímpicos de Londres e assistir novela, segundo assessoria

Ex-presidente Lula em Brasília: de acordo com a assessora, Lula acompanha a novela e tem uma teoria sobre a trama (Ueslei Marcelino/Reuters)

Ex-presidente Lula em Brasília: de acordo com a assessora, Lula acompanha a novela e tem uma teoria sobre a trama (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 18h12.

São Paulo - Em dia de julgamento dos réus do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem preferido ver na televisão os jogos olímpicos de Londres e assistir novela. Foi o que revelou nesta sexta a assessora especial do ex-presidente e diretora do Instituto Lula, Clara Ant. "Ele não vê o mensalão, está assistindo a Olimpíada e a novela da Carminha", disse, referindo-se à novela Avenida Brasil, da Rede Globo. Carminha é a personagem vivida pela atriz Adriana Esteves, que abandonou sua enteada, a pequena Nina (Débora Falabella) num lixão. Depois de adulta, Nina retorna para se vingar da madrasta.

De acordo com a assessora, Lula acompanha a novela e tem uma teoria sobre a trama. "Ele tem uma análise pessoal sobre a semelhança da novela com a vida e também, um pouquinho, com a política", contou. Ela não quis revelar de qual personagem o presidente mais gosta. Quanto aos jogos, transmitidos com exclusividade, em canal aberto, pela TV Record, Lula prefere o futebol. Ele até pediu que não sejam agendados compromissos no horário dos jogos. Na quarta, o ex-presidente previu que o Brasil conquistaria o inédito ouro olímpico no futebol masculino.

Livro

O escritor e jornalista Fernando Moraes, que está escrevendo um livro sobre Lula, não havia decidido até esta sexta se irá incluir um capítulo sobre o mensalão, o principal escândalo político do seu governo. "Não faço ideia de como isso (o mensalão) vai ser tratado no livro." Ele adiantou que alguns réus no processo, como o ex-ministro José Dirceu, serão incluídos no texto em razão de sua relação com Lula. "Falei com o Dirceu e com um monte de gente, mas ainda não escrevi." O livro vai retratar a vida política de Lula, desde o início da década de 80 até a entrega da faixa presidencial para a presidente Dilma Rousseff.

Nesta sexta, Moraes passou parte da manhã e da tarde em conversas com Lula para a coleta de informações. Ele ainda não sabe se vai incluir na história a luta do ex-presidente contra o câncer. A doença, segundo Moraes, atrasou o cronograma previsto para o lançamento. "O plano original era ficar pronto no começo do ano que vem, mas como ele ficou doente, vamos ter mais uns seis meses de trabalho." Lula também recebeu o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, e, às 15 horas, a visita do ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaMensalãoPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP