Brasil

Em dia de jogo, São Paulo amplia faixa exclusiva

A capital terá também, apenas para hoje, o horário de rodízio de veículos estendido


	Faixa exclusiva para ônibus: objetivo é melhorar tráfego do transporte público 
 (Fábio Arantes / Prefeitura de São Paulo)

Faixa exclusiva para ônibus: objetivo é melhorar tráfego do transporte público  (Fábio Arantes / Prefeitura de São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2014 às 08h15.

São Paulo - A cidade de São Paulo terá ampliação do horário das faixas exclusivas para ônibus nesta terça-feira, 8, e quarta, 9, das 6 horas às 20 horas, para melhorar o tráfego do transporte público nos dois dias de jogos da Copa do Mundo. Brasil e Alemanha jogam hoje em Belo Horizonte, às 17 horas.

As seleções argentina e holandesa disputam semifinal amanhã, na Arena Corinthians, zona leste, no mesmo horário. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda o uso de ônibus, metrô e trens.

A capital terá também, apenas para hoje, o horário de rodízio de veículos estendido, como tem sido feito em outras partidas do Mundial. Automóveis com placas de final 3 e 4 serão impedidos de circular no centro expandido das 7 horas às 20 horas. Como amanhã haverá feriado estadual em São Paulo - a Revolução Constitucionalista de 1932 -, não haverá necessidade de rodízio.

O objetivo é minimizar o efeito do trânsito, que chegou a bater recorde para o período da tarde a uma hora da partida entre Brasil e México, no dia 17 de junho, com 302 quilômetros de lentidão nas vias monitoradas pela CET. A média para o horário fica entre 25 km e 51 km.

Além dessas medidas, voltarão a ser implementados alguns bloqueios em ruas da capital hoje e amanhã. Na Vila Madalena, a operação terá início ao meio-dia.

A partir deste horário, estarão bloqueados os cruzamentos entre as seguintes ruas: Wisard e Girassol; Girassol e Aspicuelta; Aspicuelta e Simão Álvares; Simão Álvares e Ministro Costa e Silva; Mourato Coelho e Inácio Pereira da Rocha; Inácio Pereira e Fidalga; Morás e Wisard; Fradique Coutinho e Purpurina; e Fidalga e Purpurina.

Há ainda um bloqueio móvel, entre as Ruas Mourato Coelho e Cardeal Arcoverde, que pode ser ativado ao longo do dia. Moradores da região serão os únicos que poderão passar. A medida, segundo a CET, será feita por causa da grande concentração de torcedores na região.

Está proibido também estacionar nestas ruas: Rua Aspicuelta, entre a Rua Fidalga e a Rua Simão Alvares; Rua Mourato Coelho, entre a Rua Inácio Pereira da Rocha e Rua Wisard; Rua Fradique Coutinho, entre a Rua Wisard e Rua Inácio Pereira da Rocha; Rua Fidalga, entre a Rua Wisard e Rua Inácio Pereira da Rocha.

Fan Fest

No Vale do Anhangabaú, na região central, bloqueios ocorrerão nos dois dias para realização da Fan Fest. A partir do meio-dia, ficarão fechados: o cruzamento da Rua Xavier de Toledo com Avenida São Luís; a Rua 7 de Abril; a Ladeira da Esplanada; e o Viaduto do Chá.

A partir das 13 horas, a Rua Libero Badaró também ficará bloqueada. A liberação dessas vias do centro tem previsão para ocorrer às 21 horas. A estimativa é de que haja concentração de 25 mil pessoas na área.

Metrô e CPTM

O Metrô terá esquema especial hoje, com frota máxima a partir das 14 horas nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. A concessionária ViaQuatro, que administra a Linha 4-Amarela, afirmou que vai aumentar o número de trens gradualmente.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operará com menor intervalo entre as composições, entre 13 horas e 16h30, na operação de horário de pico da tarde.

A CPTM deixará trens de reserva em locais estratégicos, caso a demanda seja maior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolMetrópoles globaismobilidade-urbanaÔnibussao-pauloTrânsitoTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua