Brasil

Em desfile do 7 de Setembro, Lula exalta programas de governo; ministros do STF não comparecem

Segundo a Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência, cerca de 45 mil pessoas participaram da solenidade

Publicado em 7 de setembro de 2025 às 14h18.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram não comparecer ao desfile do 7 de Setembro que ocorreu na Esplanada dos Ministérios neste domingo em Brasília. A solenidade aconteceu em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Primeira Turma da Corte por uma suposta tentativa de golpe de estado.

O processo em curso no STF pode resultar na condenação de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto.

Historicamente, integrantes do STF participam do 7 de Setembro, embora não de forma regular. No ano passado, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin estiveram presentes.

Participação de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do tradicional desfile de 7 de setembro ao lado de ministros e autoridades de seu governo. Neste ano, o governo usou a data para reforçar a mensagem de soberania nacional e patriotismo, sobretudo como reação ao tarifaço anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil em julho.

Durante o desfile, o governo aproveitou para exaltar programas de governo e a vacinação, com destaque para a presença do mascote Zé Gotinha. Também foram representadas na solenidade iniciativas como o Novo PAC e a realização da COP30 no Brasil, que será sediada em Belém em novembro

Segundo a Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência, cerca de 45 mil pessoas participaram da solenidade, número superior ao do ano anterior, que foi de 30 mil.

Do Legislativo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cumpriu agenda fora de Brasília e não esteve no desfile. Já o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi o representante do Congresso na cerimônia.

Acompanhe tudo sobre:BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)Jair Bolsonaro

Mais de Brasil

Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduziam tempo de inelegibilidade

Governo de SP investiga venda de bebidas adulteradas em bares na Mooca e no Jardins

Bolsonaro pode voltar ao hospital por crise de soluços, diz família

Fux decide que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026