Brasil

Em conversa com Dilma, Obama cita comércio com Brasil

Obama teria transmitido a Dilma desejo de "fortalecer as relações com o Brasil e concordou que há muito potencial para expansão do comércio"


	Obama conversa pelo telefone: Dilma disse a presidente reeleito que a reeleição dele "foi importante para o Brasil e para o mundo"
 (©AFP / Mandel Ngan)

Obama conversa pelo telefone: Dilma disse a presidente reeleito que a reeleição dele "foi importante para o Brasil e para o mundo" (©AFP / Mandel Ngan)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 16h36.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta quinta-feira para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para parabenizá-lo pela reeleição, e ambos expressaram desejo de expandir as relações de comércio e investimentos entre os dois países, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Obama, de 51 anos, derrotou o rival republicano, Mitt Romney, na terça-feira, em uma disputa acirrada pela Casa Branca e garantiu mais um mandato de quatro anos como presidente dos EUA.

Dilma disse a Obama que a reeleição dele "foi importante para o Brasil e para o mundo".

"A presidente disse... que durante o segundo mandato do presidente Obama, os dois terão oportunidade de trabalhar pela ampliação das relações entre Brasil e Estados Unidos, em especial nas áreas comercial e de investimentos", informou a assessoria do Palácio do Planalto.

Obama teria transmitido a Dilma desejo de "fortalecer as relações com o Brasil e concordou que há muito potencial para expansão do comércio e investimentos entre os dois países nos próximos anos".

Os Estados Unidos são atualmente o segundo maior mercado de produtos brasileiros, atrás da China.

O presidente norte-americano disse que "nesse momento estará empenhado em resolver questões relacionadas ao Orçamento", segundo a assessoria da Presidência.

Dilma manifestou intenção de que ambos voltem a se encontrar em breve. O telefonema, de 10 minutos, ocorreu às 14h, no dia seguinte à confirmação da vitória de Obama sobre Romney. A Casa Branca havia informado que o presidente não aceitaria telefonemas na quarta-feira, segundo o Planalto.

Dilma já havia parabenizado Obama publicamente pela vitória na quarta-feira, durante evento em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosGoverno DilmaEleições americanasBarack Obama

Mais de Brasil

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi

Censo da Educação Superior: quais estados têm mais alunos matriculados na universidade? Veja a lista

Tempestade em São Paulo alaga aeroporto, destelha estação de trem e deixa oito feridos