Brasil

Em chapa com PT, Freixo será candidato à prefeitura do Rio de Janeiro

Deputado Federal pelo PSOL confirmou que terá apoio de partidos de esquerda para disputar mais uma vez o cargo contra Crivella

Freixo e Lula: ex-presidente petista, solto semana passada, elogiou o trabalho de Freixo (G/Getty Images)

Freixo e Lula: ex-presidente petista, solto semana passada, elogiou o trabalho de Freixo (G/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 11h02.

São Paulo — O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) confirmou que já está certa a sua pré-candidatura para concorrer ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro, em oposição a Marcelo Crivella (PRB-RJ), nas eleições de 2020.

Seu nome já conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores, e consequentemente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também do Partido Verde. A informação foi antecipada pelo deputado à Carta Capital e confirmada a EXAME.

A expectativa de Freixo é ampliar a frente de apoio para viabilizar sua candidatura. Ainda não há definição para quem sairá como vice-prefeito. "Precisamos construir uma frente ampla para derrotar o fascismo", escreveu o parlamentar em seu perfil oficial do Facebook.

Em 2016, Freixo e Crivella já disputaram o cargo. Naquele ano, o hoje deputado federal recebeu mais de 40% dos votos no segundo turno das eleições. O desempenho, no entanto, não foi suficiente para derrotar o atual prefeito carioca, que ganhou com 59% dos votos.

Apoio de Lula

No primeiro discurso na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, que aconteceu sábado (09), Lula elogiou o trabalho de Freixo e defendeu que o deputado federal "vai acompanhá-lo em uma caravana pelo Brasil".

"É preciso companheiros, que a gente tome uma decisão. Eu estou disposto a voltar a andar por esse país junto com [Fernando] Haddad, [Marcelo] Freixo, Benedita [da Silva], Gleisi [Hoffmann] e líderes sindicais", defendeu Lula.

"Não é possível que a gente viva nesse país vendo cada dia mais os ricos ficarem mais ricos e os pobres ficarem mais pobres", completou.

 

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadLuiz Inácio Lula da SilvaMarcelo CrivellaMarcelo FreixoPT – Partido dos TrabalhadoresRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas