Brasil

Em busca de apoio, Dilma se reúne com governadores

A presidente Dilma fez "duas rodadas" de reuniões com governadores no Palácio do Planalto para buscar apoio


	Dilma Rousseff: presidente recebeu um grupo tido como aliado para desenhar uma estratégia de apoio dos governadores contra o impeachment
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma Rousseff: presidente recebeu um grupo tido como aliado para desenhar uma estratégia de apoio dos governadores contra o impeachment (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2015 às 18h14.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff fez "duas rodadas" de reuniões com governadores no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 8. No primeiro encontro, que terminou perto das 18h, a presidente recebeu um grupo tido como aliado para desenhar uma estratégia de apoio dos governadores contra o processo de impeachment deflagrado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Esta primeira reunião começou a ser articulada pelos governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Participaram também Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal); Waldez Góes (Amapá); Suely Campos (Roraima); Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Nazaré Lambert (Acre).

Também estiveram presentes os nove do Nordeste: Renan Filho (Alagoas); Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Jackson Barreto (SE) e a governadora em exercício do Piauí, Margarete Coelho. Esse mesmo grupo, incluindo Flávio Dino, foi recebido pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, em um almoço.

Apesar de a bancada do PSB da Câmara estar adotando uma postura pró-impeachment, os três governadores do partido - Rollemberg, Coutinho e Câmara - participaram da reunião de apoio a Dilma.

Após o encontro com governadores tidos como aliados, a presidente iniciou a segunda rodada com um grupo maior de governadores, incluindo o de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para tratar do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado no sábado, 5, no Recife. Além de tratar do surto que já atinge 16 Estados, Dilma espera também ampliar o leque de apoios contra o impeachment.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), não pôde vir ao encontro por conta do nascimento da filha.

Texto atualizado às 19h14

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoImpeachmentPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais

Brasil inaugura maior biofábrica de 'mosquitos do bem' do mundo: 100 milhões de ovos por semana

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA