Brasil

Em brinde, Temer e Rajoy fazem defesa de reformas

Temer disse que primeiro-ministro da Espanha gravou um vídeo para defender a necessidade das reformas no Brasil

Mariano Rajoy e Michel Temer (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

Mariano Rajoy e Michel Temer (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2017 às 14h57.

Brasília - No tradicional brinde que é oferecido em visita de chefes de Estado no Itamaraty, o presidente Michel Temer e o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, destacaram as necessidades de reformas para sair da crise econômica.

Temer, que está em meio a negociações com o Congresso por conta das reformas trabalhista e previdenciária, repetiu que o Brasil passa por uma crise fiscal similar a que a Espanha passou há um tempo e que o país europeu conseguiu sair da situação por conta de reformas.

Segundo Temer, a afirmação de Rajoy, da importância de reformas, "soou como música para todos aqueles que se empenham na recuperação da economia".

"Vossa Excelência registrou as resistências inaugurais e logo depois o aplauso e os efeitos que elas produziram para superar a crise", disse Temer. "Estamos no mesmo caminho", completou.

Rajoy, que segundo Temer gravou um vídeo para defender a necessidade de reformas, fez uma fala corroborando o discurso do presidente brasileiro.

O primeiro-ministro - que destacou que já havia feito uma fala similar à comitiva de empresários espanhóis - afirmou que "preocupar-se com o controle do gasto público e fazer reformas, como se fez na Espanha e como está sendo feito aqui no Brasil, são as garantias de que as coisas no futuro possam sair bem". "Por mais duro e complicado que possa ser", ressaltou.

União Europeia e Mercosul

No brinde, Temer e Rajoy também destacaram a importância de destravar o acordo entre União Europeia e Mercosul. Segundo Temer, a Espanha "tem sido uma aliada fundamental" para que o processo avance.

Rajoy afirmou que o acordo permitirá aumentar o intercâmbio econômico e melhorar as condições para investidores.

"Será um novo impulso (...) as negociações já duram demasiado tempo", afirmou o espanhol, que reforçou que seu governo fará um esforço para tornar o acordo realidade.

Assinaturas

Por conta da visita oficial, os governos assinaram alguns atos de cooperação. São eles: um memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco, do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, e a Escola Diplomática do Ministério de Negócios Exteriores e Cooperação do Reino da Espanha; Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil brasileiro e o Ministério de Fomento do Reino de Espanha no âmbito das infraestruturas e dos transportes; Memorando de Entendimento entre o Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil e o Ministério da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha sobre Cooperação Econômica e Comercial; Plano de trabalho para o Memorando de Entendimento de Cooperação em Matéria de Recursos Hídricos entre o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente do Reino da Espanha.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaMichel Temer

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta